EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E EM SUAS UNIDADES FEDERATIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2025.1672

Palabras clave:

Economia, Desenvolvimento, SAEB

Resumen

Qualidade da educação é fundamental para o desenvolvimento de um país. Assim, analisou-se a evolução da qualidade da educação básica no Brasil com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 1995 a 2019, totalizando 25 anos. A metodologia do SAEB permite avaliar o progresso intertemporal no conhecimento agregado pelos alunos. Uma análise de convergência também é realizada para verificar se UFs (Unidades Federativas) com menor qualidade de educação tem obtido êxito em se aproximar das que oferecem qualidade melhor. Os resultados para o país, em todos níveis de ensino, mostram aumento total na proficiência média de, apenas, 5,70%. Nas UFs, a melhoria mais significativa na qualidade ocorreu nas fases iniciais do ensino fundamental, em especial no Acre e Ceará. Porém, no ensino médio, quase 80% das UFs tiveram queda da qualidade em, no mínimo, umas das disciplinas. Constatou-se uma taxa de convergência significativa, principalmente, na 8/9ª série do ensino fundamental e ensino médio. Mas, isto ocorreu devido a piora da qualidade nas regiões que tinham desempenho melhores e não devido a melhoria consistente das regiões que estavam piores, notadamente, no ensino médio. Portanto, o país precisa redesenhar as políticas públicas atuais, principalmente, às voltadas ao ensino médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel Domingues Justo, Universidade Estadual de Maringá

Economista. Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Ex-Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). gdjeconomia2014@gmail.com

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá

Economista. Doutora em Economia Aplicada. Professora titular do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista em produtividade e pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Av. Colombo 5790, Bloco C34, sala 5. CEP: 87020-900, Maringá, PR. mscunha@uem.br

Citas

ANAZAWA, L.; BUSCARIOLO, J. V.; GREMAUD, A. P.; NAKABASHI, L.; SCARABOTO, N. V.; SINZATO, T.; TONETO JÚNIOR, R. Panorama do desempenho educacional da educação básica nas regiões paulistas. Revista Paranaense de Desenvolvimento, v. 42, p. 23-37, 2021.

ANDRADE, D. F. de; TAVARES, H. R.; VALLE, R. da C. Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. ABE, São Paulo, 2000.

ANGRIST, N.; DJANKOV, S.; GOLDBERG, P. K.; PATRINOS, H. A. Measuring human capital using global learning data. Nature, Nature Publishing Group, v. 592, n. 7854, p. 403–408, 2021.

BARRO, R. J. Determinants of Economic Growth: A Cross Country Empirical Study. NBER Working Paper Series, n. 5698, 1996. Disponível em: http://www.nber.org/papers/w5698.

BARRO, R. J. Education and economic growth. Annals of Economics and Finance, v. 14, p. 301–328, 11 2013.

BEZERRA, V. R. G. et al. Avaliação do impacto das políticas educacionais em sobral sobre a evasão escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 46., 2018, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPEC, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2020.

______. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm>.

______. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>.

CABRAL, A. B.; FIGUEIREDO, M. Z. SAEB 2001: novas perspectivas. [S.l.]: INEP, Ministério da Educação, 2002.

CABRAL, G. G. Políticas de formação de professores e suas repercussões na qualidade da educação básica no acre: o inédito viável. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 1157–1178, 2021.

CRIBARI-NETO, F. Asymptotic inference under heteroskedasticity of unknown form. Computational Statistics and Data Analysis, v. 45, n. 2, p. 215–233, 2004.

FERRAZ, C.; FINAN, F.; MOREIRA, D. B. Corrupting learning: Evidence from missing federal education funds in Brazil. Journal of Public Economics, Elsevier, v. 96, n. 9-10, p. 712–726, 2012.

GARCIA, J. R. T. A importância da matemática básica no ensino do cálculo diferencial e integral: uma proposta baseada na análise do erro. Dissertação (Mestrado) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.

GUEDES, H. G.; BEIRUTH, A. X. O Impacto Da bonificação Aos Docentes Sobre O Desempenho Dos Alunos Das Escolas De Tempo Integral: O Caso Do Espírito Santo. Contextus 2021, 19, 374-385.

HADDAD, M. A.; FREGUGLIA, R.; GOMES, C. Public spending and quality of education in brazil. The Journal of Development Studies, Taylor & Francis, v. 53, n. 10, p. 1679–1696, 2017.

HANUSHEK, E. A.; RUHOSE, J.; WOESSMANN, L. Knowledge capital and aggregate income differences: Development accounting for US states. American Economic Journal: Macroeconomics, v. 9, n. 4, p. 184-224, 2017.

HANUSHEK, E. A.; WOESSMANN, L. The role of cognitive skills in economic development. Journal of Economic Literature, v. 46, n. 3, p. 607–68, September 2008.

______. The high cost of low educational performance: The long-run economic impact of improving PISA outcomes. OECD Publishing. 2, rue Andre Pascal, F-75775 Paris Cedex 16, France, 2010.

______. Do better schools lead to more growth? Cognitive skills, economic outcomes, and causation. Journal of economic growth, Springer, v. 17, n. 4, p. 267–321, 2012.

______. Schooling, educational achievement, and the latin american growth puzzle. Journal of Development Economics, Elsevier, v. 99, n. 2, p. 497–512, 2012.

______. Education and economic growth. In: Oxford Research Encyclopedia of Economics and Finance. 2021.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório SAEB (ANEB e ANRESC) 2005-2015: panorama da década. Brasília, 2018. Microdados do Saeb 1995. Brasília: Inep, 2006. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/saeb >. Acesso em: 26 dez. 2019.

KAPLAN, D.; KUGER, S. The methodology of pisa: Past, presente, and future. In: KUGER, S.; KLIEME, E.; JUDE, N.; KAPLAN, D. (Eds.). Assessing contexts of learning. [S.l.]: Springer, p. 53–73, 2016.

LEMIEUX, T. The “mincer equation” thirty years after schooling, experience, and earnings. In: GROSSBARD, S. (Ed.) Jacob Mincer: A Pioneer of Modern Labor Economics. Boston, MA: Springer US, 2006. p. 127–145.

LIMA, R. C. D. A.; NETO, R. D. M. S. Physical and human capital and brazilian regional growth: A spatial econometric approach for the period 1970–2010. Regional Studies, Routledge, v. 50, n. 10, p. 1688–1701, 2016.

MANKIW, N. G.; ROMER, D.; WEIL, D. N. A Contribution to the Empirics of Economic Growth. The Quarterly Journal of Economics, v. 107, n. 2, p. 407–437, 05 1992.

MASOLA, W. de J.; ALLEVATO, N. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, 2016.

MINCER, J. A. Schooling, Experience, and Earnings. [S.l.]: National Bureau of Economic Research, Inc, 1974. (NBER Books, minc74-1)

MONTEIRO, J. Gasto público em educação e desempenho escolar. Revista Brasileira de Economia, SciELO Brasil, v. 69, p. 467–488, 2015.

MONTENEGRO, R. L. G.; LOPES, T. H. C. R.; RIBEIRO, L. C. d. S.; CRUZ, Í. S. D.; ALMEIDA, C. P. C. d. Efeitos do crescimento econômico sobre os estados brasileiros (1992-2006). Economia Aplicada, v. 18, n. 2, p. 215–241, jun. 2014.

NELSON, R. R.; PHELPS, E. S. Investment in humans, technological diffusion, and economic growth. The American Economic Review, American Economic Association, v. 56, n. ½, p. 69–75, 1966.

NAKABASHI, L.; SALVATO, M. A. Human capital quality in the brazilian states. Revista Economia, v. 8, n. 2, p. 211–229, 2007

NETO, A. D. C. O ensino e a aprendizagem de cálculo 1 na universidade: entender e intervir. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática), Universidade de Brasília, UNB, p. 131, 2017.

OLIVEIRA, L. D.; RAMOS, T. C.; CARNEIRO, J. A. S. A. O.; JÚNIOR, S. L. Conhecimentos de matemática básica de graduandos nos anos iniciais de engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Revista BOEM, v. 8, n. 16, p. 134–152, dez. 2020.

OREOPOULOS, P.; SALVANES, K. G. Priceless: The nonpecuniary benefits of schooling. Journal of Economic Perspectives, v. 25, n. 1, p. 159–84, March 2011.

ROCHA, R. H.; MENEZES-FILHO, N.; KOMATSU, B. K. Avaliando o impacto das políticas educacionais em sobral. Economia Aplicada, v. 22, n. 4, p. 5–30, 2018.

SALA-I-MARTIN, X.; DOPPELHOFER, G.; MILLER, R. I. Determinants of long-term growth: A bayesian averaging of classical estimates (bace) approach. American Economic Review, v. 94, n. 4, p. 813–835, 2004.

SANTOS, A. L. dos. Um estudo sobre desempenho em matemática dos alunos matriculados na rede estadual de ensino em uma avaliação em larga escala. Revista Eletrônica Paulista de Matemática, v. 17, p. 152-164, 2020.

SILVA, P. B. C. d.; REZENDE, N. C.; QUARESMA, T. C. C.; CHRISPINO, A. Sobre o sucesso e o fracasso no ensino médio em 15 anos (1999 e 2014). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, SciELO Brasil, v. 24, p. 445–476, 2016.

SILVA, R. T.; SANTOS, S. X. Matemática: um desafio para a educação básica conforme demonstrado nos resultados das avaliações externas no brasil e no estado de goiás. REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 481-496, out./dez., 2020.

STEVENS, P.; WEALE, M. Education and economic growth. International handbook on the economics of education, Edward Elgar Northhampton, v. 27, p. 205–311, 2004.

VIEIRA, S. L.; PLANK, D. N.; VIDAL, E. M. Política Educacional no Ceará: processos estratégicos. Educação & Realidade, SciELO Brasil, v. 44, 2019.

WOESSMANN, L. The economic case for education. Education Economics, Routledge, v. 24, n. 1, p. 3–32, 2016.

Publicado

2025-07-29

Cómo citar

Justo, G. D., & Cunha, M. S. da. (2025). EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E EM SUAS UNIDADES FEDERATIVAS. Revista Econômica Do Nordeste, 56(3), 81–98. https://doi.org/10.61673/ren.2025.1672

Número

Sección

Artigos