INDÚSTRIA RURAL NO NORDESTE E NO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO RURAL

Autores/as

  • José Flôres Fernandes Filho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1804

Palabras clave:

Nordeste, Agroindústria, Desenvolvimento rural

Resumen

Recentemente o debate sobre desenvolvimento do espaço rural recebeu significativas contribuições que apontam para a crescente importância das atividades rurais não-agrícolas em relação às atividades agrícolas. Com o objetivo de contribuir para este debate, analisamos as informações disponíveis relativas à chamada indústria rural, uma atividade rural não-agrícola. O estudo mostrou, entre outros fatos, que: as atividades relacionadas à indústria rural são importantes para o abastecimento do mercado interno no que tange a muitos produtos; que estão fortemente presentes nas unidades de produção agrícolas, particularmente naquelas de base familiar; que a contribuição média destas atividades para a geração de emprego e receita monetária é significativamente superior àquela proporcionada pelos produtos da agricultura tradicional, como arroz, feijão e milho. Estes fatos indicam que o fomento de atividades relacionadas à indústria rural pode ter importante contribuição no desenvolvimento do espaço rural brasileiro, em geral, e nordestino, em particular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Flôres Fernandes Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1981), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) e Doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994). Cursou o Programa de Pós-doutorado em Economia do IE-UNICAMP. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Agrícola Brasileira, Agricultura Familiar, Indústria Rural, Agroenergia e Comércio Internacional de Commodities Agrícolas.

Publicado

2023-09-02

Cómo citar

Fernandes Filho, J. F. (2023). INDÚSTRIA RURAL NO NORDESTE E NO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO RURAL. Revista Econômica Do Nordeste, 32(4), 1028–1047. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1804

Número

Sección

Artigos