O SUPPLY CHAIN MANAGEMENT É UM REFLEXO DE UM NOVO PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL OU APENAS UM NOVO MÉTODO DE REDUÇÃO DO CICLO DO CAPITAL?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1975

Palabras clave:

Cadeia Produtiva, Organização Industrial, Teoria da Regulação, Estrutura-conduta-desempenho, Economia Política

Resumen

Estuda uma moderna técnica de gestão conhecida como “Supply Chain Management” (SCM). Tal técnica consiste em que as empresas componentes de uma cadeia produtiva unam-se em alianças estratégicas na busca de redução de custos logísticos e de níveis de estoques. A análise desta abrange dois enfoques teóricos: a) teoria da regulação; b) estrutura-conduta-desempenho, com as contribuições neoschumpterianas. Busca responder a dois questionamentos sobre os impactos da adoção do SCM na organização industrial: a técnica em questão tornar-se-á padrão entre as empresas? Os padrões de concorrência podem ser afetados pela introdução desta técnica? Conclui que ambas as teorias prescindem de uma explicação completa do “Supply Chain Management”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luís Henrique Romani de Campos, Fundação Joaquim Nabuco

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é pesquisador titular na Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco. Nesta Fundação atuou como Coordenador Geral de Estudos Econômicos e Populacionais (2009-2010) e Diretor de Pesquisas Sociais (2011-2015 e 2020 a 2022). Colabora com o Observatório da Indústria Pernambucana do SENAI-PE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia pernambucana, economia regional, arranjos produtivos locais, ensino superior. Publicou 29 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro publicado e 13 capítulos de livros. Orientou 4 dissertações de mestrado, 19 trabalhos de iniciação científica e 44 trabalhos de conclusão de curso na área de Economia. Coorientou 6 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado. Foi vencedor do XI Prêmio BNB de Economia Regional e do Prêmio Feneco de 2015.

Publicado

1999-07-19

Cómo citar

Campos, L. H. R. de. (1999). O SUPPLY CHAIN MANAGEMENT É UM REFLEXO DE UM NOVO PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL OU APENAS UM NOVO MÉTODO DE REDUÇÃO DO CICLO DO CAPITAL?. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 722–742. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1975