RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA NO ESTADO DO PIAUÍ: ANOS 90

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1982

Palabras clave:

Distribuição de Renda, Pobreza, Piauí, Nordeste, Brasil

Resumen

Analisa a distribuição da renda e a pobreza no Piauí, identifica os condicionantes sóciodemográficos dessa distribuição e da pobreza, e verifica a influência das variáveis de situação do domicílio urbano e rural, educação, sexo, idade, posição na ocupação, horas de trabalho e setor de atividade no perfil distributivo da renda entre as pessoas economicamente ativas. A pobreza é enfocada sob o ponto de vista da insuficiência de renda. A análise dos dados individuais das PNAD de 1992, 1993 e 1995 indicou que os principais determinantes da renda de uma pessoa economicamente ativa no Piauí são a idade e a escolaridade. No domicílio urbano destacam-se a idade e a escolaridade e, no rural, a idade, horas de trabalho e a escolaridade. Na atividade agrícola, a idade, a posição na ocupação e horas de trabalho. A pobreza nos anos 90 é ainda elevada, principalmente quando se considera o domicílio rural e as pessoas são ocupadas na agricultura. O desenho de políticas sociais deve, então, passar prioritariamente pelo incentivo à educação e à geração de alternativas de renda agrícola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí, mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Campina Grande e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora Titular do Dep. de Ciências Econômicas da UFPI, docente do PPG em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA), coordenadora do Laboratório de SocioEconomia (LASE)/PRODEMA/UFPI) e líder do Grupo DESA/Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Tem experiência em gestão de programas de iniciação científica (PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC-Em), programa de iniciação tecnológica (PIBITI), curso de graduação e pós-graduação (mestrado). Desenvolveu atividades de extensão em projetos com cooperação internacional (Università degli Studi di Verona/Itália). Atua em pesquisas na área de conhecimento em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, com as seguintes temáticas: economia dos ecossistemas, cadeias produtivas (produtos da sociobiodiversidade, especialmente pó e cera de carnaúba), arranjos produtivos locais, políticas públicas de desenvolvimento sustentável (avaliação e indicadores), distribuição de renda (desigualdade) e pobreza e empreendimentos inovativos (inserção produtiva da mulher). Possui também experiência em consultoria para o setor privado, ONGs e associações produtivas elaborando relatórios de impactos ambientais e avaliação de políticas públicas.

Publicado

1999-07-19

Cómo citar

Gomes, J. M. A. (1999). RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA NO ESTADO DO PIAUÍ: ANOS 90. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 764–779. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1982