RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA NO ESTADO DO PIAUÍ: ANOS 90

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1982

Palavras-chave:

Distribuição de Renda, Pobreza, Piauí, Nordeste, Brasil

Resumo

Analisa a distribuição da renda e a pobreza no Piauí, identifica os condicionantes sóciodemográficos dessa distribuição e da pobreza, e verifica a influência das variáveis de situação do domicílio urbano e rural, educação, sexo, idade, posição na ocupação, horas de trabalho e setor de atividade no perfil distributivo da renda entre as pessoas economicamente ativas. A pobreza é enfocada sob o ponto de vista da insuficiência de renda. A análise dos dados individuais das PNAD de 1992, 1993 e 1995 indicou que os principais determinantes da renda de uma pessoa economicamente ativa no Piauí são a idade e a escolaridade. No domicílio urbano destacam-se a idade e a escolaridade e, no rural, a idade, horas de trabalho e a escolaridade. Na atividade agrícola, a idade, a posição na ocupação e horas de trabalho. A pobreza nos anos 90 é ainda elevada, principalmente quando se considera o domicílio rural e as pessoas são ocupadas na agricultura. O desenho de políticas sociais deve, então, passar prioritariamente pelo incentivo à educação e à geração de alternativas de renda agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaíra Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí, mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Campina Grande e doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professora Titular do Dep. de Ciências Econômicas da UFPI, docente do PPG em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA), coordenadora do Laboratório de SocioEconomia (LASE)/PRODEMA/UFPI) e líder do Grupo DESA/Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Tem experiência em gestão de programas de iniciação científica (PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC-Em), programa de iniciação tecnológica (PIBITI), curso de graduação e pós-graduação (mestrado). Desenvolveu atividades de extensão em projetos com cooperação internacional (Università degli Studi di Verona/Itália). Atua em pesquisas na área de conhecimento em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, com as seguintes temáticas: economia dos ecossistemas, cadeias produtivas (produtos da sociobiodiversidade, especialmente pó e cera de carnaúba), arranjos produtivos locais, políticas públicas de desenvolvimento sustentável (avaliação e indicadores), distribuição de renda (desigualdade) e pobreza e empreendimentos inovativos (inserção produtiva da mulher). Possui também experiência em consultoria para o setor privado, ONGs e associações produtivas elaborando relatórios de impactos ambientais e avaliação de políticas públicas.

Downloads

Publicado

1999-07-19

Como Citar

Gomes, J. M. A. (1999). RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA NO ESTADO DO PIAUÍ: ANOS 90. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 764–779. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1982