Estratégias empresariais e políticas regionais: as políticas de incentivos às grandes empresas calçadistas da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2005.751Palabras clave:
Indústria de Calçados, Políticas de Incentivos, Estratégias Empresariais, Políticas Regionais.Resumen
O objetivo do presente artigo é, a partir dos resultados de uma pesquisa de campo, analisar o caso da indústria de calçados da Paraíba, a qual inclui os municípios na região compreendida entre Campina Grande e o litoral paraibano. Busca compreender o papel das políticas públicas na transformação produtiva de regiões periféricas. Verifica que as políticas adotadas pelo Estado da Paraíba para atrair filiais de grandes empresas de calçados foram insuficientes para promover uma estratégia industrial de longo prazo, pois essas empresas estão subordinadas às diretrizes globais de suas sedes localizadas fora do Estado e têm poucas vinculações com atividades locais. Um dado a se destacar no presente artigo refere-se à incorporação de unidades produtoras com significativa capacidade de gerar emprego e renda salarial em pequenos municípios, situadas geograficamente no entorno da concentração industrial da Grande João Pessoa e que têm sido excluídas dos trabalhos que avaliam o setor.Descargas
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Publicado
2017-10-27
Cómo citar
Moutinho, L. M. G., Cavalcanti Filho, P. F. de M. B., & de Aragão, P. O. R. (2017). Estratégias empresariais e políticas regionais: as políticas de incentivos às grandes empresas calçadistas da Paraíba. Revista Econômica Do Nordeste, 36(4), 541–558. https://doi.org/10.61673/ren.2005.751
Número
Sección
Artigos