Estratégias empresariais e políticas regionais: as políticas de incentivos às grandes empresas calçadistas da Paraíba

Autores

  • Lúcia Maria Góes Moutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Paulo Ortiz Rocha de Aragão Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.751

Palavras-chave:

Indústria de Calçados, Políticas de Incentivos, Estratégias Empresariais, Políticas Regionais.

Resumo

O objetivo do presente artigo é, a partir dos resultados de uma pesquisa de campo, analisar o caso da indústria de calçados da Paraíba, a qual inclui os municípios na região compreendida entre Campina Grande e o litoral paraibano. Busca compreender o papel das políticas públicas na transformação produtiva de regiões periféricas. Verifica que as políticas adotadas pelo Estado da Paraíba para atrair filiais de grandes empresas de calçados foram insuficientes para promover uma estratégia industrial de longo prazo, pois essas empresas estão subordinadas às diretrizes globais de suas sedes localizadas fora do Estado e têm poucas vinculações com atividades locais. Um dado a se destacar no presente artigo refere-se à incorporação de unidades produtoras com significativa capacidade de gerar emprego e renda salarial em pequenos municípios, situadas geograficamente no entorno da concentração industrial da Grande João Pessoa e que têm sido excluídas dos trabalhos que avaliam o setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Góes Moutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1995), Pós-doutorado em APLs na RedeSist do Instituto de Economia da UFRJ (2005/2006). Atualmente é professora associada III e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisadora Associada da REDESIST Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e regional, políticas públicas e em cargos na Administração Pública.

Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente sou professor associado I do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, lecionando disciplinas de macroeconomia e economia da Inovação nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e Coordeno o Núcleo de Estudos em Tecnologia e Empresas/NETE e o Núcleo de Estudos sobre a Sociedade do Conhecimento/NESC. De 2003 a 2007 coordenou a área de Economia da Empresa do Curso de Mestrado em Economia da UFPB.De 2007 a 2008 coordenei o Grupo de Assessoria, Planejamento e Pesquisa Econômica-GAPPE, órgão do departamento de Economia, de fevereiro de 2009 a novembro de 2012 assumi a Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPB. Desde maio de 2016 coordeno o Acordo de Cooperação Técnica, orçamentária e financeira entre a UFPB e o Governo da Paraíba, que visa a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba. Tenho experiência na área de Economia, com ênfase em Dinâmica Tecnológica e modelo macroeconômicos, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Estudos empíricos de Arranjos Produtivos, Indústrias e Cadeias Produtivas; b) Construção e desenvolvimento de modelos micro-macrodinâmicos, através de simulação computacional ; c) Estudos e elaboração de Políticas de Desenvolvimento Nacional, Regional e Estadual.

Paulo Ortiz Rocha de Aragão, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) com concentração em Administração Financeira, doutor em Sociologia pela University of Maryland, USA (1985) e Pós doutorado na Johns Hopkins University, USA (1988-90) e na University of Manchester, UK (1998). Foi Fulbright Scholar (1988-89). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Economia e Finanças, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, competitividade, sustentabilidade, cooperativismo e processo de trabalho. É Planejador Financeiro Pessoal certificado pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF) e atuando junto à cooperativa CREDUNI, cooperativa dos servidores das instituições públicas de ensino da Paraíba. É membro de Conselho de Administração da CREDUNI desde março de 2006. Foi eleito em fevereiro de 2009 membro do Conselho Fiscal da UNICRED Central NNE.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Moutinho, L. M. G., Cavalcanti Filho, P. F. de M. B., & de Aragão, P. O. R. (2017). Estratégias empresariais e políticas regionais: as políticas de incentivos às grandes empresas calçadistas da Paraíba. Revista Econômica Do Nordeste, 36(4), 541–558. https://doi.org/10.61673/ren.2005.751

Edição

Seção

Artigos