A INSERÇÃO DA ECONOMIA CEARENSE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL NO PERÍODO 1970 A 1994

Autores

  • Profa. Tereza Cristina Lacerda Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Prof. José Newton Pires Reis Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1799

Palavras-chave:

Exportação, Câmbio, Comércio exterior, Mercado internacional

Resumo

Tem como objetivo analisar o desempenho do segmento exportador cearense no mercado internacional, no período 1970 a 1994. Analisada o grau de abertura externa, a evolução do valor das exportações, a importância dos diferentes parceiros comerciais e a influência do câmbio real sobre o valor total das exportações. Constatados baixos níveis de abertura externa da economia cearense ao mercado internacional ao longo do período analisado. A receita cambial concentrou-se em poucos produtos, destacando-se a amêndoa da castanha de caju e a lagosta. Os segmentos produtivos que tiveram as maiores participações no valor total das exportações do Estado foram: indústria processadora de castanha de caju, indústria de pesca e indústria têxtil. No entanto, do ponto de vista tendencial, apenas o pólo têxtil apresentou crescimento no mercado internacional, enquanto os outros dois perderam importância no decorrer dos vinte e cinco anos analisados. Foi constatada, ainda, a concentração da receita em poucos parceiros e uma forte dependência do mercado norte-americano. A receita cambial do Ceará mostrou-se relativamente inelástica às variações nas taxas de câmbio efetivas, tendo os coeficientes parciais de determinação sugerido que o desempenho do segmento exportador cearense foi mais fortemente influenciado por outras variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Tereza Cristina Lacerda Gomes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui Graduação em Ciências Econômicas, Mestrado em Economia Rural pela UFC, Doutorado em Agronegócios pela UFRGS e Pós-Doutorado em Gestão, Organização e Ambientes no PPGA- UECE. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência em extensão com pequenos produtores rurais; ensino universitário prioritariamente nas disciplinas de Economia Aplicada à Zootecnia e Elaboração de Projetos Agropecuários; pesquisa na área de desenvolvimento local/regional, arranjos produtivos locais, análise de investimentos; difusão e adoção de inovações tecnológicas.

Prof. José Newton Pires Reis, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), detém um Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1995). No momento, atua como Professor Titular na Universidade Federal do Ceará, possuindo expertise na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Como Citar

Gomes, T. C. L., & Reis, J. N. P. (2023). A INSERÇÃO DA ECONOMIA CEARENSE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL NO PERÍODO 1970 A 1994. Revista Econômica Do Nordeste, 32(4), 932–949. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1799

Edição

Seção

Artigos