DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E RELAÇÕES DE TRABALHO NA AGRICULTURA: O CASO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE-PE

Autores

  • Cynthia Xavier de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco
  • Ivan Targino Moreira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1918

Palavras-chave:

Relação de Trabalho, Irrigação, Progresso Técnico

Resumo

Analisa a interdependência entre mudanças nas relações de trabalho e desenvolvimento tecnológico (por meio do uso de irrigação), no setor agrícola do município de São José do Belmonte, em Pernambuco. A metodologia adotada é o estudo de caso, utilizando coleta de dados primários e secundários. Os resultados da pesquisa demonstram que a tecnificação da agricultura vem diversificando o mercado de trabalho. Relações de trabalho tradicionais subsistem ao lado de relações de trabalho assalariadas, para determinados cultivos e tecnologias, buscando se racionalidade no emprego da mão-de-obra rural, na tentativa de viabilizar a acumulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Xavier de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado no Institute of Rural Management Anand (IRMA - Índia); Doutorado em Sociologia e Mestrado em Economia (UFPB); Graduação em Economia (UFSE); Curso Técnico em Agroecologia (SERTA). Docente do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Coordenadora do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgância do Agreste Pernambucano (NEASPE - UFPE/CAA) e vice coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC - UFPE/CAA). Membro titular da Comissão de Agricultura Orgânica do estado de Pernambuco (CPOrg-PE).

Ivan Targino Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1974), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1974), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e doutorado e pós-doutorado em Economia - Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1982 / 2004).Professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba. É membro do corpo docente do PPGG/UFPB. Tem experiência na área de Economia e Geografia Agrária,, atuando principalmente nos seguintes temas: paraíba, brasil, nordeste, agricultura familiar e migração, bem como na temática desenvolvimento e educação. 

Downloads

Publicado

2000-06-30

Como Citar

Carvalho, C. X. de, & Moreira, I. T. (2000). DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E RELAÇÕES DE TRABALHO NA AGRICULTURA: O CASO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE-PE. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 660–675. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1918