Atuação

A atuação da Universidade Corporativa Banco do Nordeste diferencia-se pela identificação, formação e desenvolvimento de competências que incorporam valor ao negócio da instituição.
 
A criação da Universidade Corporativa Banco do Nordeste, iniciada em 2008, busca focar suas ações educacionais na diversificação do portfólio de programas, na ampliação das oportunidades oferecidas e numa concepção de aprendizagem alinhada ao Modelo de Gestão por competências, orientada por uma missão, visão de futuro e diretrizes previamente definidas. As ações da Universidade Corporativa também se encontram alinhadas com o modelo de gestão de um Banco de Desenvolvimento.

A Universidade Corporativa adota um Modelo Educativo que tem como objetivo orientar colaboradores e stakeholders acerca dos princípios que regem a atuação do Banco do Nordeste quanto à concepção de aprendizagem, ao desenvolvimento de pessoas e à abordagem didática requerida para o alcance dos objetivos dos programas. Esse modelo está voltado para o desenvolvimento de competências, numa perspectiva andragógica, onde os sujeitos da aprendizagem exercem sua autonomia e senso crítico.
Publicado em
12/03/2025
Atualizado em
12/03/2025

Competências Técnicas

Conhecimentos
São adquiridos a partir de formação, qualificação e outros conhecimentos que compõem a esfera do saber.
Habilidades
Estão relacionadas com a capacidade de realização do trabalho, ou seja, o saber fazer.

Competências Comportamentais

Competências Básicas
São necessárias para que o Banco trabalhe alinhado à sua Visão, Missão e Valores Estratégicos. Elas são compostas por: Atendimento ao Cliente; Compromisso com resultados; e Trabalho em Equipe.
Competências Funcionais
São formadas por comportamentos necessários para que cada grupo de unidades do Banco atinjam os seus objetivos.
Competências Gerenciais
São aplicadas aos empregados que ocupam funções gerenciais com comportamento de alta performance. São compostas por: Gestão de Pessoas; Liderança; Tomada de Decisão; e Visão Estratégica.

Escolas

A Universidade Corporativa Banco do Nordeste está estruturada em escolas que fornecem soluções de aprendizagem em diversas áreas, agrupando temas que possuem uma forte relação entre si.
Escola de Gestão
Prevê o desenvolvimento de competências necessárias à consolidação do modelo de gestão do Banco (processos, práticas e ferramentas) e à formação de pessoas comprometidas com os valores e princípios da organização.
Escola de Suporte Corporativo
Fomenta e desenvolve competências necessárias para o exercício efetivo das atividades de suporte corporativo à organização.
Escola de Desenvolvimento Regional
Envolve o desenvolvimento de competências necessárias à geração e disseminação do conhecimento relacionado à Região Nordeste, para dar suporte às ações e estratégias da organização.
Escola de Relações Institucionais
Tem como objetivo sustentar e reforçar a imagem do Banco, através de ações como vários públicos com os quais o Banco do Nordeste mantém relacionamento.
Escola de Negócios
Destaca o desenvolvimento das competências para o exercício das atividades-fim da organização.