Voltar Acelera Hub é lançado em Salvador com apoio do Banco do Nordeste

Acelera Hub é lançado em Salvador com apoio do Banco do Nordeste
Inovação Salvador (BA), 08/11/2022

O programa de aceleração de startups do Hub Salvador foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 7, como parte da programação do primeiro dia do Pitch Week. O programa tem o apoio do Banco do Nordeste, via edital Fundeci (Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação), e da Darwin, maior aceleradora de startups do país. 
 
Com duração prevista de 12 meses, serão selecionadas para aceleração 60 startups na área de atuação do BNB, que inclui região Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Dessas startups, serão 30 em fase de ideação, como é chamada a etapa de estudo do mercado e identificação de oportunidade, e mais 30 em fase de tração, ou seja, já no mercado, vendendo e escalonando. 
 
O presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, destacou a importância da participação do BNB em iniciativas inovadoras. “Nós acreditamos que a base para o desenvolvimento concreto de empreendedores é a educação. O Banco do Nordeste, enquanto banco de desenvolvimento, não pode estar à margem da tecnologia e inovação”. 
 
José Gomes enfatizou que o edital Fundeci aloca, todos os anos, cerca de R$ 20 milhões para o desenvolvimento de inovação, tecnologia e pesquisa científica, e o lançamento do Acelera Hub consolida a atuação do Banco nesse segmento. “É muito importante para a gente estar nesse momento, junto com o parceiro Hub Salvador, ressaltando o papel do Banco como indutor também do desenvolvimento científico, tecnológico e apoiador das startups e empresas de tecnologia”. 
 
O CEO do Hub Salvador, Gustavo Menezes, também destacou as iniciativas do Banco do Nordeste no setor. “O BNB tem atuado cada vez mais forte e realizado várias entregas na área de inovação. O edital Fundeci é uma das formas de apoiar ações inovadoras e foi o nascedouro do nosso projeto, que saiu vencedor”. 
 
O lançamento do programa de aceleração durante o Pitch Week foi estratégico, uma vez que se trata do evento mais importante do calendário do Hub Salvador. A proposta do evento é conectar as startups com os investidores, bancos e fundos de investimentos de todo o país. 
 
O BNB participa como patrocinador e investidor desde a primeira edição, em 2019. No edital Fundeci Educação Empreendedora, lançado no final de 2021, foram contempladas três aceleradoras baianas entre as cinco empresas selecionadas. Além do Hub Salvador, foram beneficiados o programa de educação empreendedora da Getin Aceleradora, do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, e o da Conquista Startups, em Vitória da Conquista, no semiárido do estado. 
 

TAGS
fundeci hub
Notícias Relacionadas