Voltar Acordo de Cooperação voltado à difusão de quintais agroecológicos é firmado por BNB e UFDPar

Acordo de Cooperação voltado à difusão de quintais agroecológicos é firmado por BNB e UFDPar
Inovação Teresina (PI), 28/12/2023

O Banco do Nordeste e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) firmaram, no último dia 22, Acordo de Cooperação Técnica voltado à difusão de tecnologia do projeto “Quintal agroecológico” no Piauí. A iniciativa contou, em 2016, com apoio, por meio de edital, do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), administrado pelo BNB, e visa contribuir para a promoção da segurança alimentar e nutricional, geração de renda, preservação ambiental, assim como autonomia das famílias rurais, especialmente jovens e mulheres.

“O projeto Quintal Agroecológico é uma tecnologia social que consiste na implantação de sistemas produtivos diversificados, baseados nos princípios da agroecologia, em pequenas áreas de terra, aproveitando os recursos naturais disponíveis e valorizando o conhecimento local. Ele representa mais uma oportunidade de desenvolvimento sustentável para o nosso estado e busca a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos nossos produtores rurais”, ressalta o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do BNB no Piauí, Ricardo Pinho. 

Criação de peixes em tanque suspenso, proporcionando reuso de água em aquicultura e contribuindo para a fertilização de hortaliças, por exemplo, são algumas das atividades que deverão ser potencializadas no meio rural em função da parceria. Os beneficiários contarão com capacitações que abordarão desde a fase de implementação até o gerenciamento dos resultados das unidades produtivas, conduzidas pela UFDPar, com acesso ao crédito para capital de giro e investimento no Banco do Nordeste. O acordo estará vigente por sessenta meses, podendo ser prorrogado por igual período. 
 

TAGS
fundeci agroecologia agroecológicos rural
Notícias Relacionadas