Voltar Alagoas tem maior alta do Nordeste no volume de serviços e incrementa crédito do BNB com o setor

Alagoas tem maior alta do Nordeste no volume de serviços e incrementa crédito do BNB com o setor
Crédito Maceió (AL), 17/05/2022

Crescimento do volume de serviços no estado cresceu 22,1%, no acumulado de 2022, até fevereiro; contratações do BNB para o setor apresentaram incremento, nos quatro primeiros meses do ano, de 193%, seguindo a tendência de alta.

Alagoas apresentou crescimento, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, de 22,1% no volume de serviços, acima do desempenho nacional (8,4%) e dos demais estados do Nordeste. Os dados foram divulgados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), pertencente ao Banco do Nordeste, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). Análise da instituição financeira sobre os financiamentos destinados a esse setor produtivo alagoano revelam incremento de 193% no crédito contratado até abril, em comparação com o resultado dos quatro primeiros meses de 2021.

A divulgação do Etene, informa ainda que, em nível estadual, registrou-se crescimento em todos os estados da área de atuação do BNB. Alagoas (+22,1%), Ceará (+14,2%), Bahia (+14,2%), Pernambuco (+10,2%), Sergipe (+8,5%) e Espírito Santo (+8,4%) puxam a fila dos estados com maior evolução.

Segundo o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, a recuperação das empresas de serviços no estado, bastante atingidas pela crise sanitária durante a pandemia, tem se refletido na alta das contratações. “De janeiro a abril de 2022, já financiamos R$ 85,3 milhões para o segmento, aumento expressivo em relação aos R$ 29 milhões contratados no mesmo período de 2021”, ressalta.

Quanto as atividades que mais demandaram crédito este ano, em Alagoas, estão as de turismo, aluguel de máquinas e equipamentos, transporte rodoviário e saúde. Já entre os municípios em que as operações dessa natureza foram realizadas com maior volume de recursos, a capital lidera, seguida por Maragogi e Arapiraca.

O gestor cita ainda o boletim econômico da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), publicado no dia 12, que demonstra avanço em vários setores da economia estadual, entre eles o de bares e restaurantes, que apresentou crescimento nominal de 144% no mês de abril de 2022, em relação ao mesmo mês de 2021. Segundo o superintendente, a retomada do turismo tem influenciado a alta desses resultados, impactando também a demanda por crédito no BNB, que já contabiliza aumento nas propostas de financiamento destinadas à implantação ou expansão de equipamentos turísticos em território alagoano.

TAGS
alagoas crédito serviços etene ibge