Voltar Banco do Nordeste Cultural abre exposição Tornar-se Outro na Pinacoteca do Estado

Banco do Nordeste Cultural abre exposição Tornar-se Outro na Pinacoteca do Estado
Cultura Natal (RN), 03/03/2023

O Banco do Nordeste Cultural abre, neste sábado, 4, às 10h, a exposição Tornar-se Outro, na Pinacoteca do Estado, Praça Sete de Setembro, Cidade Alta, em Natal. A mostra tem curadoria da potiguar Sanzia P Barbosa e reúne trabalhos de oito jovens artistas contemporâneos locais. São fotografias, vídeos, objetos e esculturas que permanecem abertos à visitação até o final de abril. 

Aldenor Prateiro, Cláudia Moreira, Evana Macedo, João Oliveira, Mariana do Vale, Max Pereira, Sofia Bauchwitz e Takará assinam as obras, que ocupam três salas do prédio histórico, símbolo da arquitetura neoclássica da capital, sede do Governo do Estado até o ano de 1995 e que, originalmente, recebe o nome de Palácio Potengi.

A coletiva reúne temas gerais que dizem respeito à condição humana de viventes de uma época pós-moderna globalizada. O conjunto de obras se propõe a comentar, discutir e problematizar as questões do corpo, do espaço, do tempo e, fundamentalmente, da resistência. Uma realidade de ser do sujeito da contemporaneidade, que suscita uma mobilidade de deslocamentos ou simplesmente que percebe sua condição de imobilidade.

“Esta ação reforça o compromisso da estratégia do Banco do Nordeste Cultural em fortalecer as cadeias produtivas das artes, valorizando os agentes culturais dos estados, difundindo suas produções e proporcionando o acesso público e gratuito à população dos locais onde são realizadas as atividades”, explica o gerente executivo do Centro Cultural Banco do Nordeste, Murilo Albuquerque.

O BNB dá continuidade à expansão das ações nos estados de sua área de atuação, principalmente naqueles onde não possui equipamentos culturais próprios, mantendo parceria com instituições locais. 

É o terceiro fruto da parceria do braço cultural do BNB com a Pinacoteca. Já foram realizadas, com a chancela da instituição de desenvolvimento regional, as mostras Novas Aquisições Potiguares da Coleção Banco do Nordeste de Obras de Arte e Xilogravuras de Ciro Fernandes, ambas com boa presença de público e repercussão na mídia.  
 
SERVIÇO:
Coletiva: Tornar-se Outro
Abertura: 4 de março (sábado)
Horário: 10h
Local: Pinacoteca do Estado
Visitação: terça a domingo, 8h às 16h
Entrada franca
Curadoria: Sanzia P Barbosa
 

TAGS
exposição bnb 70 anos centro cultural bnb parceria cultural