Voltar Banco do Nordeste estimula agricultura de baixo carbono em Alagoas

Banco do Nordeste estimula agricultura de baixo carbono em Alagoas
Crédito Maceió (AL), 26/03/2024

Com linha de crédito específica para financiar projetos de agricultura de baixo carbono, o Banco do Nordeste estimula a prática no setor rural alagoano. A instituição oferece condições especiais para projetos dessa natureza, com prazos de pagamento que podem chegar a 20 anos, e está divulgando as vantagens com parceiros e produtores rurais. Além disso, o BNB integra a Câmara Setorial do Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC +), coordenada pela Secretaria Estadual de Agricultura de Alagoas.


De acordo com o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, incentivar projetos que promovam o agronegócio sustentável é um dos direcionamentos da instituição, que também atua fortemente no financiamento à transição energética da região, para uma matriz de energias renováveis, além de promover outras ações da pauta ambiental. A linha FNE - Agricultura de Baixo Carbono, utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e foi lançada recentemente como mais uma ferramenta para desenvolver esse segmento.


No caso da Câmara Setorial que trata do tema, em Alagoas, o banco é membro do grupo de trabalho responsável por articulação institucional e incentivos financeiros, ao lado de outros órgãos parceiros.


Financiamento
​​​​​​​

“A partir do FNE, nossa principal fonte de recursos, o banco destinou essa linha de crédito para o financiamento da recuperação de pastagens degradadas, sistema de integração lavoura-pecuária, sistemas agroflorestais e produção agropecuária orgânica, entre outras atividades com baixo impacto ambiental que minimizem as emissões de gases”, esclarece o superintendente.


O crédito também pode ser utilizado para adequação ou regularização das propriedades rurais frente à legislação ambiental, inclusive para recuperação da reserva legal, áreas de preservação permanente, recuperação de áreas degradadas e implantação e melhoramento de planos de manejo florestal sustentável.


Outra possibilidade de aplicação dos recursos é para implementação de sistemas de manejo de resíduos oriundos da produção animal para a geração de energia (biodigestores) e compostagem.


O crédito para agricultura de baixo carbono pode ser contratado por produtores, cooperativas e associações de trabalhadores rurais. No caso do miniprodutor até empresas de porte pequeno-médio, o limite do financiamento cobre até 100% do valor do projeto.


As mulheres produtoras rurais ou que estão à frente de empresas agropecuárias possuem ainda prazos mais alongados tanto para o pagamento do contrato de crédito, quanto para a carência.

TAGS
fne sustentabilidade agricultura familiar emprego renda campo alimentos