Voltar Banco do Nordeste habilita instituições privadas de ensino superior para oferta de financiamento estudantil

Banco do Nordeste habilita instituições privadas de ensino superior para oferta de financiamento estudantil
Institucional Fortaleza (CE), 11/08/2021

Por considerar que investir em educação é caminho para o desenvolvimento, o Banco do Nordeste já aplicou mais de R$ 10,4 milhões em operações de financiamento estudantil somente este ano. Até 30 de setembro, o BNB está em fase habilitação de instituições de ensino superior (IES) para disponibilizar aos alunos recursos do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). A linha creditícia beneficia estudantes regularmente matriculados em instituições privadas, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Desde a criação da linha P-Fies, em junho de 2018, o Banco do Nordeste já aplicou mais de R$ 25,9 milhões em financiamento estudantil. Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e vêm contribuindo para a qualificação de profissionais, de modo a impulsionar a geração de emprego e renda na área de atuação do BNB.

Para se tornarem parceiras do Banco, as instituições de ensino superior instaladas na região Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo devem entrar em contato com a superintendência do BNB em seu estado para realizar ou atualizar cadastro. Podem ser habilitadas IES com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Após cadastramento e análise dos dados, essas entidades tornam-se aptas a firmarem termos de cooperação técnica e financeira que beneficiam alunos com a oferta de crédito para custear cursos de graduação.

O P-FIES do BNB possibilita aos estudantes o financiamento de 100% da mensalidade, com prazo para pagamento de até três vezes a duração do curso. O valor a ser pago de parcela mensal é de 35% do valor da mensalidade, acrescido de juros.

Para solicitar o crédito, os estudantes devem ter participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter obtido média de notas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Os interessados não precisam ir até uma agência bancária para solicitar o financiamento, a requisição é realizada por meio do portal do BNB (www.bnb.gov.br/financiamento-estudantil). Além disso, o estudante também realiza cadastro e abertura de conta corrente de forma digital.

A lista de instituições de ensino já conveniadas e outras informações podem ser consultadas no portal do Banco do Nordeste ou  pelo telefone 0800 728 3030.

TAGS
fne parceria financiamento estudantil pfies fies