Voltar Banco do Nordeste participa de missão do AgroNordeste no Ceará e na Paraíba

Banco do Nordeste participa de missão do AgroNordeste no Ceará e na Paraíba
Crédito Fortaleza (CE), 27/09/2021

Nesta segunda-feira, 27, o Banco do Nordeste recebe, em Fortaleza, o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Silveira Camargo, e a Diretora-Geral do AgroNordeste, Adriana Melo Alves, que cumprem agenda de compromissos nos estados do Ceará e da Paraíba ao longo desta semana. A missão busca contribuir com o fortalecimento da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e parceiros locais do AgroNordeste, entre eles o Banco do Nordeste. O presidente do BNB, Romildo Rolim, participa de reunião com os demais líderes nesta segunda, na sede do Banco, no Passaré.

A missão empreendida pelo MAPA contempla, na terça-feira, 28, um roteiro de visitas proposto pelo Banco do Nordeste, que abrange propriedades localizadas na região de Limoeiro do Norte, no Ceará, integrantes das cadeias produtivas de fruticultura, carcinicultura e bovinocultura de leite. Na quarta-feira, 29, a comitiva segue para a Paraíba, com agenda de reuniões e visitas a demais parceiros em João Pessoa e Campina Grande.

Este ano, até agosto,  o Banco do Nordeste já contratou, no âmbito do Programa AgroNordeste, R$ 3,8 bilhões, equivalentes a mais de 86 mil operações de crédito, que beneficiaram trabalhadores e empreendimentos rurais e urbanos dos 16 territórios inseridos na área de atuação do BNB, integrada por todos estados do Nordeste e pelo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Iniciativa do MAPA, o AgroNordeste objetiva impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da Região Nordeste, incentivando a organização de cadeias produtivas, ampliando e diversificando os canais de comercialização, a partir da oferta e disponibilização de produtos e serviços bancários.

No Ceará, o AgroNordeste conta com dois territórios de atuação: Vale do Jaguaribe e Quixeramobim; e Sertões de Crateús e Inhamuns. No primeiro, os investimentos do Banco do Nordeste têm contemplado, predominantemente, infraestrutura voltada para produção e distribuição de energia elétrica, bovinocultura leiteira e serviços de saúde. Já no território dos Sertões de Crateús e Inhamuns, a atuação do Banco do Nordeste tem sido marcante em diversos setores produtivos, com destaque para a pecuária - bovinocultura de corte e comércio.

Na Paraíba, o AgroNordeste atua no território do Cariri Paraibano, onde os investimentos do Banco do Nordeste também beneficiam, principalmente, a pecuária, com destaque para caprino-ovinocultura e bovinocultura de corte.

TAGS
agronordeste plano agronordeste paraíba ceará