Voltar Banco do Nordeste propaga a música nordestina e apoia a cadeia produtiva cultural

Banco do Nordeste propaga a música nordestina e apoia a cadeia produtiva cultural
Cultura Fortaleza (CE), 26/03/2024

A música é um dos traços mais característicos da cultura nordestina. O projeto Banco do Nordeste Cultural quer contribuir para a valorização dos artistas da região e o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. Para isso, convidou especialistas da área para construírem listas de canções de todos os estados nordestinos, de Minas Gerais e do Espírito Santo. O resultado soma mais de 100 horas de música e está disponível para acesso gratuitamente nos aplicativos Deezer, Spotify e YouTube. O perfil dos artistas está disponível no portal do Banco do Nordeste.

A coordenadora do projeto e funcionária do BNB Juliana Coelho conta que os curadores se debruçaram sobre a produção musical de cada estado e apostaram na diversidade, com a seleção desde clássicos a canções poucos conhecidas e lançamentos, de todos os estilos. Trabalharam em cada playlist do chamado Ecossistema Musical pelo menos dois especialistas com experiência em festivais e/ou produção musical, de diferentes pontos daquele estado.

“O Ecossistema Musical tem o objetivo fortalecer o elo da difusão da produção musical dos 11 estados pertencentes à área de atuação do Banco do Nordeste e possibilitar a articulação e a conexão entre as cenas musicais, bem como o estímulo à criação de redes”, explica Juliana.

Banco do Nordeste Cultural
O Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura na área de atuação da instituição. Para isso, as ações do BNB com o segmento são desenvolvidas de forma integrada, envolvendo os Centros Culturais, os acervos artístico, histórico e bibliográfico, a ocupação de equipamentos culturais e o patrocínio cultural, ampliando a disponibilização de atividades nos estados que não possuem equipamentos da instituição.

TAGS
ccbnb música cultura artistas nordeste cultural