Banco do Nordeste reconhece empreendedores rurais piauienses em premiação estadual de Agricultura Familiar e Microfinança
Banco do Nordeste reconhece empreendedores rurais piauienses em premiação estadual de Agricultura Familiar e Microfinança

Histórias de sucesso no empreendedorismo rural piauiense, apoiadas pelo Banco do Nordeste (BNB), foram celebradas nesta terça-feira (21), durante a solenidade estadual de entrega dos Prêmios Banco do Nordeste da Agricultura Familiar e Microfinança Rural Agroamigo, realizada em Teresina. Sete clientes foram agraciados — três da Agricultura Familiar e quatro do Agroamigo — após seleção feita por comissão avaliadora composta por representantes da Embrapa Meio-Norte, MDA, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Fetag e Senar. As premiações contemplaram as categorias: “Empreendedorismo feminino”, “Inovação e tecnologia” e “Sustentabilidade”, válidas para ambas as modalidades, além da categoria “Crescer com o Agroamigo”, exclusiva para o microcrédito produtivo e orientado do BNB.
Cecília de Sousa, de Floriano, foi uma das premiadas na categoria “Empreendedorismo feminino” do Agroamigo. Cliente desde 2014, com cinco operações realizadas, ela cultiva milho, feijão, hortaliças orgânicas e cria pequenos animais. Com o apoio do financiamento do programa de microfinança rural, adquiriu sementes, insumos e equipamentos que impulsionaram sua produção e comercialização, inclusive por meio de programas do Governo Federal. “É o primeiro reconhecimento que recebo, e ele não tem preço. Nós, pequenos da agricultura familiar, somos pequenos no nome, mas gigantes no trabalho. Precisamos ser reconhecidos e incentivados para produzir mais e com qualidade e sustentabilidade. O Agroamigo sempre foi um grande parceiro na minha vida, e sempre que posso, incentivo outras mulheres a melhorarem seu trabalho. Quero contar com essa parceria por muitos anos”, afirmou.
Na categoria “Inovação e tecnologia” da Agricultura Familiar, o premiado foi José Firmino da Silva, de Vera Mendes, cliente há 21 anos, com nove financiamentos, sendo o mais recente voltado à aquisição de cinquenta colmeias e cem melgueiras. Presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Mel do município, Firmino frisou a importância do reconhecimento, do crédito do BNB e do Prodeter — Programa de Desenvolvimento Rural da instituição. “Como agricultor nato, recebo com muito orgulho essa premiação. Sou apaixonado pela agricultura e pela apicultura, atividade forte em nossa região. Contar com o crédito e com o Prodeter, que oferece visibilidade e suporte ao agricultor, é muito importante. O Banco do Nordeste foi um divisor de águas para nós”, ressaltou, destacando também a parceria com a Casa Apis na comercialização.
Francisco Lopes, superintendente do BNB no Piauí, enfatizou a relevância da cerimônia. “Nossas premiações são mais que uma celebração. São um reconhecimento a quem faz a diferença no desenvolvimento da agricultura piauiense e de todo o Nordeste. O BNB reafirma seu compromisso com o desenvolvimento ao apoiar o agricultor familiar, fomentar a produção sustentável e fortalecer a economia dos municípios. Cada projeto premiado é prova concreta de que o crédito orientado, aliado ao esforço e à dedicação dos nossos clientes, gera resultados que transformam comunidades e impulsionam o desenvolvimento regional”, explanou.
Representando a Prefeitura de Teresina, Francisco Duarte, superintendente de Desenvolvimento Rural, evidenciou a iniciativa, o apoio creditício do BNB para os microempreendedores e parceria estabelecida com a instituição financeira para o fomento, oportunidades de crédito em localidades rurais, bem como hortas da zona urbana da capital. “Fundamental nossa parceria, especialmente com o microcrédito da agricultura familiar, o Agroamigo. O Banco do Nordeste tem sido referência na mudança, no estímulo dos nossos agricultores, na produção”, observou.
Também participaram da solenidade: Anísio Lima, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte; Dayvid Miranda, superintendente do Desenvolvimento Agrário no Piauí; Francisco Duarte (SDR); Libório de Moura, secretário de Políticas Agrícolas da Fetag; Carlos José da Silva, prefeito de Vera Mendes; além de representantes das Secretarias de Estado da Assistência Técnica, Defesa Agropecuária e Agricultura Familiar, Badespi e colaboradores do BNB da capital e de agências do interior.
Financiamentos da Agricultura Familiar em 2025:
Entre janeiro e setembro, o BNB financiou R$ 807 milhões para agricultores familiares nos 224 municípios piauienses, em 58 mil operações, incluindo contratações do Agroamigo e outras linhas de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Premiados de 2025:
Agroamigo:
• Empreendedorismo feminino: Cecília Monteiro de Sousa (Floriano)
• Inovação e tecnologia: Francisco Pereira da Silva Teixeira (Água Branca)
• Sustentabilidade: Antonio Nunes Neto (Campo Maior)
• Crescer com o Agroamigo: Adeliano Soares Santos (Teresina)
Agricultura Familiar:
• Empreendedorismo feminino: Rosângela Fontenele Amorim (São José do Divino)
• Inovação e tecnologia: José Firmino da Silva (Vera Mendes)
• Sustentabilidade: Dielson Francisco da Silva (Milton Brandão)