Voltar Banco do Nordeste reforça papel de maior financiador do cultivo irrigado de frutas na Expofruit 2021

Banco do Nordeste reforça papel de maior financiador do cultivo irrigado de frutas na Expofruit 2021
Crédito Natal (RN), 23/11/2021

De 24 a 26 de novembro, Mossoró vai sediar a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2021. Como maior agente financeiro da atividade na região, o Banco do Nordeste patrocina a Expofruit e será um dos expositores na Estação das Artes Eliseu Ventania. A estimativa da agência local do BNB é de fechar R$ 10 milhões em negócios nos três dias do evento.

A retomada da feira, com a união dos setores público, privado e acadêmico, contribui para os negócios e coincide com período de crescimento acelerado da atividade. De acordo com o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte - Coex, que promove o evento, a fruticultura tropical vem crescendo ano a ano, ajudando a transformar a geografia econômica da região Nordeste.

No caso específico do melão, principal item da produção potiguar de frutas irrigadas, aumentos sucessivos resultaram num incremento de 95% das exportações nos últimos cinco anos. Em 2021, de janeiro a setembro, mais de 44 mil toneladas da fruta chegaram ao mercado externo. Holanda, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha são os principais compradores.

As exportações do Estado incluem ainda volumes significativos de melancia, manga e mamão. As principais empresas produtoras, justamente as que mais empregam tecnologia no campo, estão concentradas nas regiões Oeste e Vale do Açu, contribuindo para a geração de emprego e renda às populações locais.

O superintendente do BNB no Rio Grande do Norte, Thiago Dantas e Silva, destaca a importância da participação na feira. "A Expofruit é considerada uma das maiores e mais importantes feiras de fruticultura do país, com a participação de investidores e exportadores de todo o mundo. Eles convergem para Mossoró e estaremos lá para fechar negócios e mostrar que o Banco do Nordeste é um ator importante no universo dos negócios da fruticultura tropical", diz.

TAGS
evento rio grande do norte fruticultura negócios expofruit