Voltar BNB abre chamada pública para soluções inovadoras em chatbot, Saúde e Segurança do Trabalho

BNB abre chamada pública para soluções inovadoras em chatbot, Saúde e Segurança do Trabalho
Fotos: Divulgação
Inovação Fortaleza (CE), 14/10/2025

O Banco do Nordeste (BNB) publicou dois novos Desafios de Inovação Aberta que buscam soluções inovadoras, a serem implementadas em seus processos internos. Elas devem estar relacionadas à curadoria do chatbot de atendimento e uso de Inteligência Artificial para interpretação de dados do Dashboard de Saúde e Segurança do Trabalho da instituição financeira. A iniciativa abre espaço para testes reais remunerados das tecnologias a serem adotadas, com recursos de até R$ 600 mil. As inscrições se encerram dia 17/10, às 10h. 

 

A diretora de Administração do BNB, Ana Teresa Barbosa, ressalta o propósito da instituição de aprimorar processos e proporcionar melhores experiências para clientes internos e externos. “Ao valorizar a participação das pessoas e o desenvolvimento de novas competências, criamos um ambiente em que a inovação gera benefícios reais, fortalece a cultura organizacional e promove a internalização das mudanças”.

 

A executiva destaca ainda que a solução potencializa as ações de inovação dentro do BNB, sempre colocando as pessoas como elemento central dessas iniciativas.

 

O gerente do Hub de Inovação Banco do Nordeste (Hubine), Alexandre Cavalcante, explica que a ação integra o programa de Inovação Aberta, voltado para identificação e descrição dos desafios, busca ativa por soluções disponíveis no mercado, lançamento dos desafios por meio de editais públicos, seleção das melhores propostas, realização de testes remunerados em ambientes reais e implementação efetiva das soluções validadas.

 

Segundo ele, o programa e a ampliação do uso da modalidade de licitação por meio do Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) se somam a diversas outras iniciativas que buscam incorporar novas tecnologias e promover a transformação digital no Banco do Nordeste. O objetivo é trazer maior eficiência aos processos internos, para que o Banco cumpra cada vez melhor seu papel institucional de promover o desenvolvimento econômico e social na sua área de atuação.

 

“Ao integrar agentes externos – como startups, universidades, centros de pesquisa e parceiros de tecnologia – temos acesso a conhecimentos, metodologias e soluções que dificilmente conseguiríamos desenvolver sozinhos. Essa colaboração gera um ambiente de cocriação, em que diferentes expertises se complementam e permitem transformar desafios complexos em oportunidades, fortalecendo a competitividade e impulsionando resultados concretos para o Banco do Nordeste e para a sociedade”, conclui.

TAGS
hub de inovação inteligência artificial hubine chatbot
Notícias Relacionadas