Voltar BNB abre exposição com 216 obras em Recife e realiza seminário para discutir a diversidade nas artes visuais

BNB abre exposição com 216 obras em Recife e realiza seminário para discutir a diversidade nas artes visuais
O Seminário irá ocupar a Galeria Janete Costa, no Complexo Cultural Dona Lindu
Cultura Recife (PE), 07/11/2023

O evento contará com pesquisadores e artistas de onze estados e 15 atividades coletivas, entre rodas de conversa e performances

O Banco do Nordeste (BNB) realiza, de 9 a 11 de novembro, o seminário Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir, em Recife (PE), com performances e rodas de conversa com artistas e pesquisadores de onze estados. Haverá, também, a abertura de uma exposição com 216 obras de 107 artistas. A programação realizada pelo Banco do Nordeste Cultural é totalmente gratuita e será dividida em dois espaços da cidade.

O Seminário irá ocupar a Galeria Janete Costa, no Complexo Cultural Dona Lindu. Durante os debates, especialistas, pesquisadores e artistas irão participar de discussões e performances coletivas que colocarão em pauta o fazer artístico recente no Nordeste. Para participar, é necessário cadastrar-se gratuitamente pelo link de inscrição. A programação completa pode ser acompanhada no perfil @bancodonordestecultural.

As rodas de conversa trazem temas como curadoria, produção artística local, políticas sociais e apoio à arte, dança, acervos artísticos e exposição da cultura. Entre os participantes, estão previstos nomes como Nicolas Soares, Arissana Pataxó, Ariana Nuala, Sanzia Pinheiro, Jane Junqueira, Fefa Lins, Aslan Cabral e Ziel Karapotó.

Haverá, ainda, performances ao longo da programação. Na quinta, às 19h, Yuri Bruscky realiza o Trava-Língua, uma performance de texto-som baseada em jogos populares de linguagem. O artista trabalha os trava-línguas, textos caracterizados pela dificuldade de pronúncia, por meio da manipulação sonora dos elementos que formam esses trechos. Na sexta, é a vez de Tieta Macau levar ao Dona Lindu a performance Rezos pra rasgar o mundo, 18h20.

No sábado, 11, o espaço será o Terceiro Jardim, na Praia de Boa Viagem. O artista Aslan Cabral realiza, às 8h, uma aula aberta sobre mobiliário caiçara.

“O Seminário será um momento rico para dividir experiências na produção, no mercado e nos pensamentos do Nordeste expandido. Terá a presença de onze curadores dos diversos estados, participando de rodas de conversa, além de 22 artistas, gestores de espaços independentes e galeristas em momentos permeados por performances artísticas”, pontua Jacqueline Medeiros, curadora geral e coordenadora do projeto.

Segundo ela, a programação busca as diversidades raciais, étnicas, de gênero e de território, considerando as especificidades inerentes da região, assim como criar um espaço de diálogo entre artistas, curadores e gestores.

Exposição

A exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir terá sua visitação iniciada, às 19h30, da quinta, 9, com abertura na Galeria Janete Costa, dentro do Complexo Cultural Dona Lindu. As 216 obras de 107 artistas ficarão expostas na galeria até o dia 5 de janeiro de 2024, período em que poderão ser visitadas de quarta a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.

As obras são aquisições recentes do Banco do Nordeste em todos os estados de atuação, que inclui a região Nordeste e parte de Espírito Santo e Minas Gerais. Elas também fizeram parte das exposições comemorativas dos 70 anos do Banco.

“Nessas novas aquisições buscou-se a equidade de território, gênero, raça e etnia para Coleção BNB, inclusive com uma curadoria indígena. Nesse sentido é uma coleção de toda a área de atuação que abrange xilogravuras, a denominada arte popular e todas as técnicas das artes visuais, como vídeos, objetos, esculturas, pinturas, desenhos e instalações que apesar de distantes geograficamente se articulam entre si, como pode ser visto na exposição”, explica Jacqueline Medeiros.

TAGS
exposição imprensa banco do nordeste cultural complexo cultural dona lindu nordeste expandido