Voltar BNB lança Plano de Ação para apoiar ovinocaprinocultura no Território dos Cocais

BNB lança Plano de Ação para apoiar ovinocaprinocultura no Território dos Cocais
Desenvolvimento Territorial Teresina (PI), 03/04/2023

O Banco do Nordeste lançou, em Esperantina, mais um Plano de Ação Territorial (PAT) voltado à atividade de ovinocaprinocultura no Piauí. Cerca de 350 produtores estiveram presentes no evento, realizado na última quinta (30), que também contou com participação de representantes da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, prefeituras de Esperantina e região, legislativo, associações, sindicatos, Senar, além de demais parceiros locais.

Inicialmente, 77 produtores dos municípios de Esperantina, Batalha, Joaquim Pires e São João do Arraial estão contemplados no referido PAT, iniciativa que integra o Programa de Desenvolvimento Territorial da instituição.
Na oportunidade, o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, pontuou a relevância da parceria com o Banco do Nordeste e demais entidades, para o desenvolvimento de atividades potenciais no Piauí. “Firmaremos um conjunto de ações – financiamento, incentivo e assistência – mais consistente, somado às estratégias que já adotamos, com todos os nossos parceiros, para que nosso processo seja mais positivo. Seguimos trabalhando firmes para levar assistência técnica, desenvolvimento aos 224 municípios do estado”, frisou o secretário, ressaltando que um Acordo de Cooperação deverá ser firmado, em breve, com o BNB.

Produtor em Esperantina, Washington Cunha, destacou a importância do lançamento do Plano de Ação para os municípios contemplados. “O Banco do Nordeste está nos trazendo uma expectativa muito grande, fazendo com que a gente tenha mais visão, previsão, para que melhoremos a criação em nossa região”, evidenciou o produtor, observando, ainda, o fundamental apoio do Senar aos criadores de ovinos e caprinos, entidade que palestrou na ocasião. 

Em 2022, R$ 122 milhões foram aplicados pelo Banco do Nordeste por meio de sua agência em Esperantina, que congrega doze municípios do Piauí. Diogo Martins, superintendente do BNB, enalteceu a grandeza da missão do banco de desenvolvimento. “Esperamos que todos os que tenham um sonho, um objetivo a realizar, nos procurem, para que a gente possa trabalhar conjuntamente, gerar trabalho e renda. Nossas vinte agências, assim como canais digitais, estão à disposição de nossos empreendedores urbanos e rurais”, afirmou.
 

TAGS
ovinocaprinocultura plano de ação territorial