Voltar CCBNB Fortaleza homenageia mês da consciência negra

CCBNB Fortaleza homenageia mês da consciência negra
Cultura Fortaleza (CE), 20/11/2019

O fim de semana chega com programação diversificada no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB Fortaleza). Na sexta-feira, 22, a partir das 10h, são exibidos os curtas-metragens “Pode me chamar de Nadí”, “Vista a minha pele” e “Branco no preto”. Os filmes abordam o tema preconceito racial. Na sequência, o público pode participar do cinedebate “Negritude infinita”, mediado pela historiadora Elissânia Oliveira. A discussão envolve assuntos como racismo recreativo e importância da representatividade negra.

Às 18h, também na sexta-feira, o espetáculo “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra, conta a história de Natanael, um anti-herói que habita as periferias. Dividida em três atos, a peça é encenada pelo grupo cearense “Nóis de Teatro” e narra a saga de um menino negro que, inserido em contexto de opressão e violência, toma decisões que lhe custarão um julgamento popular.

Outras atividades

No sábado, 23, às 14h, o CCBNB Fortaleza realiza o programa Conversas Filosóficas com o tema “E a saúde, como vai?”. A convidada deste mês é a professora Mariana Liberato, doutora em Psicologia e Coordenadora do projeto de extensão Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos (Pasárgada), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta objetiva refletir sobre a promoção de saúde na sociedade contemporânea.

A programação do sábado apresenta, ainda, sucessos do jazz com o contrabaixista Nélio Costa, experiente instrumentista do cenário cearense. Ele apresenta tributo aos músicos Marcus Miller, Jaco Pastorius e Stanley Clarke. O show começa às 19h.

Programação Infantil

O grupo “Formações Negragem” promove duas oficinas de formação artística no sábado, 23, às 15h, e ensina a confeccionar máscaras africanas e bonecas abayomis. Às 16h, crianças e seus responsáveis adultos passearão pelas ruas e avenidas do Centro Histórico de Fortaleza, em veículo do tipo trenzinho, quando conhecerão um pouco da história ao passarem por praças e monumentos da cidade.

Dia 22, sexta-feira

10h – Exibição do curta “Pode me chamar de Nadí”

10h20 - Exibição do curta “Vista a minha pele”

10h45 - Exibição do curta “Branco no preto”

11h10 - Cinedebate – “Negritude infinita”

Local: Auditório CCBNB Fortaleza

18h – Espetáculo “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”

Local: Palco CCBNB Fortaleza

Dia 23, sábado

14h - Conversas Filosóficas - “E a saúde, como vai?”

Local: Auditório CCBNB Fortaleza

15h - Oficinas de formação artística

“Máscaras africanas”, no pátio da Biblioteca, e “Bonecas abayomis”, na sala de oficinas

16h – Trenzinho da História

Local: Hall da recepção – CCBNB Fortaleza

19h - Música Instrumental: tributo a Marcus Miller, Jaco Pastorius e Stanley Clarke

Local: Palco CCBNB Fortaleza

TAGS
homenagem música teatro ccbnb fortaleza programação infantil mês da consciência negra