Voltar Experimento no agreste alagoano pretende validar uso do pó de rocha como adubo no cultivo da mandioca

Experimento no agreste alagoano pretende validar uso do pó de rocha como adubo no cultivo da mandioca
Desenvolvimento Territorial Fortaleza (CE), 25/09/2023

Um experimento realizado no município de Arapiraca (AL) está testando o uso do pó de rocha no cultivo da mandioca, como alternativa à utilização de adubação química na atividade. O projeto, iniciado em junho deste ano, é uma parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca (SMDR), Comercial Arapiraquense de Produtos Agrícolas (Capa) e Triunfus Pedras, com apoio do Banco do Nordeste (BNB), por meio de seu Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).

“O Prodeter é uma estratégia da instituição para contribuir com o desenvolvimento territorial, por meio da organização e fortalecimento das atividades econômicas prioritárias e vocacionadas da região. Uma das atividades trabalhadas pelo Programa no agreste alagoano é a mandiocultura, com ações que visam ao aumento da produtividade e à redução dos custos de produção, a exemplo da pesquisa que está sendo realizada para a utilização do pó de rocha na adubação”, esclarece o gerente de desenvolvimento territorial do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz.

Segundo o técnico da SMDR de Arapiraca, Manoel Henrique, a pesquisa está sendo realizada em área da Capa, de 800m². “Esse experimento é feito em blocos e quer avaliar cinco níveis diferentes de pó de rocha na cultura da mandioca, que varia de zero, dois, quatro, seis e oito toneladas de pó por hectare. A expectativa é que entre esses níveis que estão sendo avaliados, um se mostre viável tanto economicamente, como pelo aspecto agrícola”, afirma.

De acordo com o técnico, resultados concretos serão obtidos em três anos de pesquisa, no mínimo, mas daqui a um ano e meio haverá já uma primeira avaliação, por ocasião da colheita da mandioca. “Já temos experiência em outras culturas tida como positiva; quando tivermos os resultados vamos poder orientar os agricultores de nossa região; como o pó de rocha é rico em potássio, pretendemos reduzir a adubação convencional reduzindo custos para o produtor, uma vez que o pó de rocha é um produto mais barato do que adubos químicos”, disse.

Financiamento

Manoel Henrique ressalta o papel do Banco do Nordeste no apoio à atividade. “A importância do BNB é que além de ser o principal financiador da cultura, principalmente entre os agricultores familiares, é um parceiro muito forte porque dá o incentivo para realizarmos esse trabalho e ser mais um apoio na divulgação dos resultados, disseminando a tecnologia”, ressalta.

De janeiro a agosto deste ano, a instituição já financiou R$ 3,5 milhões para a mandiocultura em Alagoas, incremento de 52% em relação ao mesmo período de 2022.

Desenvolvimento territorial

Na região do agreste, além do financiamento, as ações do Prodeter envolvem mobilização de atores locais e instituições de desenvolvimento na busca de soluções para alavancar a atividade.

O agente de desenvolvimento do BNB, Claudevan Santos Silva, que acompanha o Programa nessa região, enfatiza o intenso intercâmbio com produtores e entidades de Sergipe, para o aprendizado de técnicas de irrigação da mandioca de mesa, melhores práticas de manejo e culturas consorciadas, além da parceria com a agroindústria Amafil, para compra da produção dos agentes econômicos do território, com garantia de preço mínimo.

Em relação ao experimento com pó de rocha, ele salienta o aspecto ambiental do projeto. “O plantio da mandioca responde bem a remineralizadores, e o pó de rocha, considerado um resíduo ambiental, tem se mostrado promissor para essa finalidade, contribuindo para uma cadeia produtiva mais sustentável”, conclui.

TAGS
prodeter financiamento mandiocultura estudos e pesquisas