Voltar Maranhão registra maior alta em empréstimos e financiamentos do Nordeste até o mês de julho

Maranhão registra maior alta em empréstimos e financiamentos do Nordeste até o mês de julho
Resultados São Luís (MA), 09/10/2023

O estado alcançou crescimento de 17,6% no saldo de crédito nos primeiros sete meses do ano

O saldo das operações de crédito do Sistema Financeiro Nordestino alcançou R$ 749,6 bilhões no final do mês de julho de 2023. O valor reflete a ampliação dos empréstimos e financiamentos a empresas e pessoas físicas e representa alta de 11,6% nos doze meses anteriores. No Brasil, na mesma métrica de comparação, o crédito avançou 8,2%. O Maranhão registrou a maior alta do Nordeste, 17,6%, superando as médias regional e do país. Os números foram levantados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) e consideram dados do Banco do Central. 

De acordo com o economista e pesquisador do Etene, Allisson Martins, o avanço do saldo de crédito é importante sinalizador da expansão da atividade econômica, uma vez que a expectativa de crescimento econômico incentiva os empreendedores a buscarem crédito para investimentos. Os recursos captados nas instituições financeiras, em parte são destinados para investimentos em máquinas, equipamentos, instalações, além da compra de matérias-primas, insumos e capital de giro. “O crédito, com juros atrativos e prazo adequado, é uma das forças-motrizes do desenvolvimento econômico, na medida em que possibilita a implantação de novos negócios, bem como ampliação e modernização dos empreendimentos”, afirma. 

Alisson Martins explica o destaque do Maranhão na análise de dados referentes ao saldo de crédito do Nordeste. “A liderança no avanço do crédito no Maranhão decorre em razão do apetite de crédito tanto das pessoas físicas, quanto das pessoas jurídicas. A evolução do crédito das pessoas jurídicas e físicas, no Maranhão, foi de 20% e 16,9%, respectivamente”, ressalta o economista. 

No Nordeste, no acumulado dos últimos doze meses, terminados em julho de 2023, a trajetória ascendente do crédito ocorre devido à expansão tanto das carteiras de crédito das pessoas físicas, que registrou aumento de 12,2%, e das empresas, que apontou elevação em 10,2%. 

O saldo das operações de empréstimos e financiamentos no final do mês de julho, destinado às famílias, representava 70,5% do total, cabendo a parcela restante (29,5%) às empresas. 

Crédito nas Regiões do Brasil 

Regionalmente, consideradas as operações acima de R$ 1 mil, a maior expansão no saldo de crédito até julho de 2023, pela métrica do acumulado dos últimos doze meses, foi na Região Norte, que registrou crescimento no saldo de crédito de 17,3%. O Nordeste, com crescimento de 11,6%, na mesma base de comparação, ficou em terceiro lugar no crescimento da carteira de crédito, logo após a Região Centro-Oeste, que avançou 11,9%.

TAGS
financiamentos empréstimos etene imprensa