Voltar Microempreendedores e agricultores familiares alagoanos recebem premiação do Banco do Nordeste

Microempreendedores e agricultores familiares alagoanos recebem premiação do Banco do Nordeste
Institucional Maceió (AL), 16/12/2022

Nove microempreendedores urbanos e produtores rurais de Alagoas receberam hoje, 16, premiação do Banco do Nordeste por suas iniciativas de negócios transformadores, em reconhecimento por resultados obtidos e impactos positivos que alcançaram em suas comunidades em 2022. 

A solenidade do XV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e do VII Prêmio Banco do Nordeste Agricultura Familiar foi realizada no auditório da Superintendência Estadual do BNB e reuniu agricultores familiares, microempreendedores e representantes de instituições parceiras.  

A premiação de Microfinanças contemplou seis clientes, sendo três do Crediamigo e três do Agroamigo, agraciados em diferentes modalidades: “Inovação e tecnologia”, “Produção e comercialização” e “Empreendedorismo sustentável”. Já para Agricultura Familiar, três clientes foram contemplados por serem referência nas categorias “Inovação e tecnologia”, “Beneficiamento e comercialização” e “Sustentabilidade”.

Na ocasião, o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis, destacou a importância desses segmentos para geração de emprego e renda, além de garantirem o abastecimento alimentar nas cidades e a mitigação do êxodo rural, no caso dos agricultores familiares. 

“As histórias de sucesso premiadas servem de inspiração para todos nós e tanto nos orgulha, pois, conhecendo essas histórias e sendo parte dessas trajetórias, com o crédito produtivo e orientado, confirmamos nosso propósito de atuar no desenvolvimento sustentável da Região”, ressaltou Sidinei Reis. 

Vencedores

Entre o público do Crediamigo, a vencedora na categoria Inovação e Tecnologia foi Gracielle Moraes da Silva, de Coruripe. A premiada se dedica ao comércio de produtos de cosmética e estética. Iniciou com venda ambulante e conseguiu adquirir ponto próprio, passando a investir também em loja virtual e marketing digital. 

Na categoria Produção e Comercialização, o troféu ficou com o cliente Crediamigo Erick Michel Lima, com loja de ração e pet shop em Maceió. A evolução do empreendimento foi tanta que, atualmente, ele está construindo, no local, uma clínica veterinária. 

Entre os concorrentes de Empreendimento Sustentável, a vitória foi da cliente Crediamigo Telma da Silva Sobral, de Boca da Mata, que trabalha a reciclagem de produtos, incluindo resíduos e embalagens descartados em seu salão de beleza. 

Osmário da Silva é cliente do Agroamigo de Santana do Ipanema. Produtor rural que atua na bovinocultura, investiu no melhoramento genético do rebanho e foi o ganhador da modalidade Inovação e Tecnologia. 

A premiada de Beneficiamento e Comercialização do Agroamigo veio de Palmeira dos Índios. Socorro Rosa da Silva foi destaque no beneficiamento do amendoim.

Já na categoria Sustentabilidade, a vencedora do Agroamigo foi Terezinha Barbosa, de Santana do Ipanema, que recebeu o reconhecimento pela utilização de práticas agroecológicas no cultivo de hortaliças. 

Agricultura Familiar 

O agricultor Claudionor Barbosa Lins, de Ouro Branco, foi o ganhador do VII Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar na categoria Inovação e Tecnologia. Ele se dedica à atividade da bovinocultura e ovinocultura e incrementou a renda com a aquisição de um tanque de resfriamento, além do beneficiamento do leite. 

O prêmio na categoria Beneficiamento e Comercialização ficou com Ernesto de Araújo Neto, de São José da Laje, que investiu na produção de alevinos para piscicultura, ocupando posição de destaque no mercado regional e nacional.

Na categoria Sustentabilidade, o vencedor foi Paulo Ferreira Loz, de Penedo, que adquiriu sistema de geração de energia solar para sua propriedade rural onde pratica a bovinocultura. 

Comissão julgadora

Os clientes premiados foram selecionados por uma banca composta por representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas.
 

TAGS
prêmio microempreendedores agricultura familiar