Voltar Programa do Banco do Nordeste reúne experiências para desenvolver avicultura caipira

Programa do Banco do Nordeste reúne experiências para desenvolver avicultura caipira
Desenvolvimento Territorial Natal (RN), 24/03/2021

A criação de galinhas caipiras, uma das atividades mais tradicionais no sertão nordestino, entrou no foco do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter). A iniciativa aposta no fortalecimento de diversas cadeias produtivas na área de atuação do banco de desenvolvimento, que, além do Nordeste, compreende o Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Uma live pública, amanhã, 25, trará o tema para debate. 

Quatro estados incluíram a avicultura caipira entre as atividades priorizadas pelo Prodeter. O programa foi estruturado em territórios. Produtores rurais da Borborema, na Paraíba; Cocais, no Maranhão; Portal do Sertão, na Bahia; e Trairi, no Rio Grande do Norte irão compor o público da reunião virtual. 

No Território potiguar do Trairi, a criação de aves brancas vem sendo desenvolvida há muitos anos, com a integração dos produtores a uma grande empresa. Seguindo a tendência, pequenos avicultores começaram a criar galinhas caipiras, e passaram a ser acompanhados pela Emater-RN e Sebrae, que desenvolviam ações paralelas juntamente com a Associação de Produtores de Aves Caipiras - Apac. "O Prodeter veio complementar lacunas existentes na cadeia produtiva, fazendo a integração das ações", explica o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Carlos Nery.

"Com a construção do Plano de Ação Territorial (PAT), estamos realizando ações para tentar resolver os problemas existentes na cadeia produtiva e atingir os objetivos propostos. No prazo de quatro anos, tempo fixado para aplicação do Plano de Ação, esperamos que essa atividade seja protagonista no território", acrescenta.

A live "Avicultura Caipira: perspectivas para os produtores rurais", será transmitida na sala meet.google.com/bih-kben-sbw, com as explanações de Fernando Melo, do Sebrae-RN; Kaellyne Alencar, da Cooperativa Paraíbana de Avicultura e Agricultura Familiar – Copaf; e Irrailson Ferreira, do Banco do Nordeste. Eles falarão, respectivamente, sobre empreendedorismo, comercialização e financiamento da atividade.

Serviço: 
Avicultura Caipira: perspectivas para os produtores rurais
Sala: meet.google.com/bih-kben-sbw
Data: 25 de março
Horário: 9 horas