Voltar Startup sergipana é premiada por ensino de robótica para crianças

Startup sergipana é premiada por ensino de robótica para crianças
Inovação Aracaju (SE), 15/01/2024

A startup Nyquist Games foi premiada no programa de aceleração Delta-V, realizado em parceria pelo Banco do Nordeste (BNB) e a Casa Azul Ventures. Sediada em Aracaju, a empresa alcançou o 2º lugar no módulo Ideação e conquistou o prêmio de R$ 30mil. Ela tem como foco o ensino de robótica para crianças e adolescentes, por meio de um ambiente de aprendizado virtual.

A formação em robótica tem custo elevado, devido principalmente ao valor dos kits físicos. Para tornar o ensino na área mais acessível aos estudantes, a empresa construiu um laboratório de aprendizagem virtual com aulas de realidade aumentada, modelagem 3D, programação em blocos, entre outras.

Após a participação no programa de aceleração, a Nyquist iniciou a implementação do projeto em escolas de Sergipe. As primeiras atividades têm sido realizadas em colégios do município de Lagarto, na região Centro-Sul do estado, envolvendo mais de 100 alunos.

Segundo o diretor comercial da startup, Matheus Cavalcante, o projeto tem despertado interesse em outras partes do país. “Nosso objetivo é atingir pessoas de diversos locais, sem barreiras geográficas, criando uma rede global de alunos e professores de robótica. A longo prazo, pretendemos firmar parcerias com outras instituições educacionais e ampliar nossa comunidade de professores, para expandir ainda mais o alcance de nossas iniciativas”, disse Matheus.

O programa

A Nyquist é uma das seis startups premiadas, entre 60 capacitadas pelo programa Delta-V. O roteiro incluiu 157 horas de mentorias, oficinas e aulas, além de cinco cursos de formação, com foco em gestão, liderança e inovação. Ao fim de sete meses de atividades, seis empresas foram premiadas em reconhecimento ao desempenho durante o programa.

A premiação foi dividida em dois módulos: Tração e Ideação. No primeiro, foram contempladas três empresas com produtos existentes e já disponíveis no mercado, enquanto o segundo módulo contemplou três empresas com projetos inovadores, ainda em fase inicial.

O valor total da premiação, de R$ 300 mil, faz parte dos recursos disponibilizados pelo Banco do Nordeste (BNB) para aceleração de startups, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).

O diretor comercial da startup Nyquist avaliou a experiência como transformadora. “O programa não apenas equipou nossa equipe com habilidades técnicas avançadas, mas também aprimorou as competências interpessoais, essenciais no mundo dos negócios. Incentivar projetos como esse expande as oportunidades para empreendedores em nossa região, permitindo acesso a conhecimentos difíceis de serem encontrados, e o apoio do BNB é fundamental”, afirmou.

Para o gerente de produtos e serviços do Hub de Inovação do Banco do Nordeste em Fortaleza, Gabriel Macedo, a parceria estimula preparo e confiança para empreendedores da região. “Por meio desse edital, o Banco gerou oportunidades para 300 startups. São diversos agentes que geram soluções inovadoras e tecnológicas para a economia local, incentivando a criatividade e o desenvolvimento”, concluiu o gestor.

TAGS
hub de inovação startup imprensa robótica
Notícias Relacionadas