Voltar Startup sergipana desenvolve plataforma digital gratuita de ensino para alfabetizar crianças

Startup sergipana desenvolve plataforma digital gratuita de ensino para alfabetizar crianças
Inovação Aracaju (SE), 27/08/2020

A startup sergipana Ruanceli do Nascimento Santos ME aposta na educação à distância para enfrentar os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Ao observar as consequências no ensino presencial, a empresa idealizou aperfeiçoamentos no projeto E-Lesson - Plataforma Digital de Ensino Personalizado destinada a crianças em processo de alfabetização.

O projeto foi selecionado no Edital n.º 01/2020 do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), administrado pelo Banco do Nordeste, com objetivo de apoiar a pesquisa e inovação em ambiente produtivo, com foco no combate à pandemia.

Em parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), sediado no município de Santa Luzia do Itanhy (SE), a startup propõe acesso público à plataforma, remodelada para atender às novas necessidades, por meio de aplicativo disponível para download nas versões iOS e Android.

"A plataforma funciona como ambiente virtual, onde os alunos podem realizar uma série de exercícios. Permite aos professores a mensuração das respostas por meio do mecanismo de microdados, capturando o tempo em que o aluno consegue desenvolver cada questão, por exemplo", explica o idealizador do projeto, Ruanceli Santos.

Com apoio do Banco do Nordeste, a startup conta com investimento no valor de R$ 258,5 mil, recursos não reembolsáveis, a serem aplicados na ampliação da plataforma de ensino a distância. Aprovado no último  mês de julho, o projeto será executado durante seis meses, tendo base territorial Aracaju, capital sergipana, e Santa Luzia do Itanhy.

Saulo Barreto, pesquisador associado ao IPTI, diz que "o objetivo é dar suporte a metodologias educacionais que desejem contar com versões online de qualidade, em função da elevada demanda percebida durante o período de pandemia".

Segundo Barreto, "muitas escolas tiveram que adaptar versões digitais às pressas para atender os alunos, enquanto muitos estudantes de escolas públicas ficaram sem opção. Daí porque a proposta inclui também um produto customizado de hardware, para os casos em que os principais beneficiários tenham dificuldade de acesso".

 

Edital

Ao todo, 17 projetos foram selecionados no Edital do Fundeci/BNB, sendo 7 do Ceará, 4 de Pernambuco, 3 da Bahia, 2 do Rio Grande do Norte e 1 de Sergipe. As propostas de pesquisa e inovação abrangem o desenvolvimento de soluções como higienização à base de probióticos e de ácido cítrico pra inativação do vírus em ambientes públicos; diagnóstico rápido da doença a custo competitivo; monitoramento em tempo real integrado a IoTS (internet das coisas) e wearables (tecnologias  vestíveis) para controle de aglomerações; automatização do processo de prescrição de medicamentos baseado em blockchain (protocolo de confiança), sistema de telemedicina, dentre outros.

TAGS
covid-19 inovação fundeci educação