Artigos para Micro e Pequenas Empresas - Produtos e Serviços - Banco do Nordeste
Artigos
Disponibilize Opções!
Empreender em qualquer mercado pode significar uma série de esforços,
exigindo planejamento das atividades, investimentos de recursos
financeiros, aplicação de tempo, esforços de negociação e ainda disputar a
atenção do cliente, para que este perceba o negócio e, consequentemente,
leve [...]
Ler Mais
»
“DUAS CIDADES”
A cidade é o local onde as pessoas se organizam para conviver em sociedade,
possibilitando a troca de produtos, serviços culturais, religiosos e os
mais diversos tipos de fluxos e atividades humanas. Embora já conheçamos
essa dinâmica, será que já paramos para pensar se realmente [...]
Ler Mais
»
“Reinvenção” dos negócios em cenários desafiadores
Diante de tantas variações no cenário econômico, tributário, político e
social de nosso país, ser empresário exige um verdadeiro malabarismo de
ideias, persistência contínua e um esforço para manter as micro e pequenas
empresas funcionando. Nesse contexto, pensar estrategicamente é uma [...]
Ler Mais
»
Lucro ou Prejuízo?
Em tempos de cenário econômico de constantes mudanças, diante de tantos
desafios de mercado, leis e regulamentações, contas a pagar, sua empresa
tem conseguido controle orçamentário adequado e está com as contas em dia?
Se sim, excelente resultado! Se não, a situação pode melhorar! Se o [...]
Ler Mais
»
Dona Maria optou por investir
Nesse momento o mundo vive uma intensa transformação no mundo dos negócios,
o contexto é de plena transformação digital. A partir da pandemia ficou
mais perceptível a necessidade de maior interação entre clientes e
empresas, mediante necessidade de atendimento ágil e de orientações [...]
Ler Mais
»
Desafios para iniciar ou ampliar um pequeno negócio
Iniciar um negócio Um dos maiores desafios para iniciar um negócio é a
falta de recursos financeiros. Assim sendo, a importância de ter acesso ao
crédito por parte das micro e pequenas empresas no Brasil é vital para o
funcionamento nesse segmento, gerando além de tributos, emprego e [...]
Ler Mais
»
Conheço quem compra meus Produtos e Serviços ?
Cenário “Oi, Bom dia!”. A atendente ao ouvir o cliente, fala rapidamente:
“Oi, Seu João! Bom dia! Vai levar o de sempre ou esse de outra marca?”. Um
atendimento como este, próximo ao consumidor, permite, nos pequenos
negócios, visualizar preferências e prever demandas para a aquisição e [...]
Ler Mais
»
O que o cliente espera, hoje?
Acrescentei a expressão “hoje” ao título de um artigo que havia escrito há
um tempo, e percebi que, de fato, teria que fazer uma atualização dos
conteúdos. É incrível como o comportamento do cliente evolui e como se faz
necessário nos atualizarmos continuamente, seja participando de [...]
Ler Mais
»
Inovação e contexto
Por: Demóstenes Moreira de Farias A inovação é um tema que não se esgota. E
que bom que é assim. Quero destacar, aqui, a fundamental importância de se
analisar o contexto para pensar e conduzir iniciativas de inovação. Não
seria exagero dizer que “contexto é tudo”, pois o esforço [...]
Ler Mais
»
Pequenas empresas podem inovar, sim!
Por: Demóstenes Moreira de Farias* Voltamos a tratar aqui da inovação, tema
que está na pauta e está se tornando quase “obrigatório” para a
sobrevivência e para o crescimento das empresas, já que contribui para a
produtividade, a competitividade e, consequentemente, para os resultados [...]
Ler Mais
»
O vendedor e o cliente
Por: Demóstenes Moreira de Farias* Para contribuir com a preparação de sua
equipe de vendas, este artigo começa pelas características desejáveis ao
bom vendedor. No passado, era considerado bom negociador aquele que falava
muito e que não deixava espaço para o interlocutor falar. Nos [...]
Ler Mais
»
Daqui pra frente tudo será diferente
Por: Demóstenes Moreira de Farias* "Esteja preparado para todas as
eventualidades relevantes." Nassim Nicholas Taleb, autor do livro “A lógica
do Cisne Negro” Antes da pandemia, o mercado já vivia transformações
constantes, em ambiência de incerteza; apenas não era percebido [...]
Ler Mais
»
Os negócios nos tempos de coronavírus
Por: Demóstenes Moreira de Farias* A forma como o coronavírus se alastrou
pelo mundo transformou o comportamento e impactou a economia de vários
países mundo afora. Inclusive no Brasil, mudou radicalmente o cenário dos
negócios. A pandemia surpreendeu os empresários, articulistas e [...]
Ler Mais
»
A inovação e as ações práticas diante da crise
Por: Demóstenes Moreira de Farias* Esse texto busca despertar o empresário
para a premente necessidade de inovar e sugerir atitudes e ações práticas
que criem valor significativo e contribuam para os resultados dos negócios,
especialmente em momentos de crise, em que a inovação pode [...]
Ler Mais
»
O que o cliente espera?
Por: Demóstenes Moreira de Farias* O consumidor contemporâneo é exigente e
muito bem informado: ele conhece as condições de sua empresa e as do
concorrente. Suas expectativas são crescentes e seu grau de exigência vem
migrando de um nível para outro: produto, preço, qualidade, serviço, [...]
Ler Mais
»
Bons ventos, bons negócios
Por: Demóstenes Moreira de Farias* A análise do cenário econômico permite
às empresas obter percepções que revelem oportunidades e ameaças e que
tragam insights que contribuam para a tomada de decisões na condução dos
negócios e a definição de novas estratégias empresariais. Uma das [...]
Ler Mais
»
Quer vender mais?
Por: Demóstenes Moreira de Farias* Essa é uma pergunta retórica, pois, de
modo geral, todo empresário desejaria aumentar as vendas e ampliar os
resultados dos negócios. A seguir, descrevemos algumas reflexões que podem
contribuir para aumentar as suas vendas. Como premissa básica, [...]
Ler Mais
»
A Estratégia Empresarial como ferramenta de resultados
O tema da estratégia empresarial é vasto e complexo. Este artigo se propõe
apenas a dar alguns insights e despertar o interesse sobre o tema quanto à
importância dos resultados da empresa, além de relatar, brevemente, a
evolução dos conceitos envolvidos até os dias atuais. Os conceitos [...]
Ler Mais
»
Produtos e geração de caixa
Neste artigo, vamos provocar uma reflexão, sob a ótica mercadológica,
acerca da linha de produtos ou serviços mantidos na empresa. Há produtos
que temos quase que “venerar” porque são os que dão sustentação à empresa.
Mas há outros que transmitem a sensação de que “não compensam”, pois [...]
Ler Mais
»
Inovação
Diante de um cenário de negócios competitivo e em mudanças velozes e
constantes, muito tem se falado sobre inovação. Mais e mais empresas
decidem, acertadamente, inovar, porque a inovação, hoje, é o grande vetor
da diferenciação competitiva. A inovação revitaliza as organizações e pode [...]
Ler Mais
»