Linhas de Crédito Verde e para Inovação
Crédito para facilitar as ações de sustentabilidade e inovação na Região
O Banco do Nordeste oferece programas de crédito que valorizam e respeitam o meio ambiente. São várias as linhas, com juros baixos, prazos acessíveis e bônus para quem paga em dia.
FNE Verde
Crédito para financiar a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos, com exceção daqueles que envolvam supressão de mata nativa, contemplando créditos para o uso sustentável de recursos florestais.
Atende a produtores rurais, empresas rurais, industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, incluindo cooperativas e associações que realizam projetos fortemente voltados à sustentabilidade ambiental.
FNE Sol
Linha de crédito especialmente desenvolvida para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis para consumo próprio dos empreendimentos e produtores rurais, incluindo todos os componentes de energia solar fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas (PCH), bem como a sua instalação.
Atende todos os portes de empresas industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, produtores rurais e empresas rurais, cooperativas e associações legalmente constituídas.
Linhas do Programa Nacional e Agricultura Familiar (Pronaf)
O Pronaf oferece linhas de crédito exclusivas para os projetos ambientais de agricultores familiares. Conheça cada uma delas.
- Pronaf Eco
Linha de crédito voltada para o investimento em projetos de energia renovável e a o financiamento de tecnologias ambientais sustentáveis. É a sustentabilidade gerando lucros para o agricultor familiar.
- Pronaf Agroecologia
Linha de crédito destinada aos investimentos em sistemas de base agroecológica ou orgânica. O Pronaf Agroecologia é o crédito que você procura com a sustentabilidade que o meio ambiente precisa.
- Pronaf Semiárido
Financiamentos de investimento em projetos de convivência com o semiárido, focados na sustentabilidade dos agroecossistemas, garantindo, com isso, o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do semiárido nordestino.
- Pronaf Floresta
Crédito para investimento em sistemas agroflorestais, exploração extrativista ecologicamente sustentável, recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente e reserva legal, recuperação de áreas degradadas para o cumprimento de legislação ambiental e enriquecimento de áreas que já apresentam cobertura florestal diversificada.
FNE Inovação
Linha de crédito para projetos de implantação, expansão, modernização, reforma e relocalização que viabilizem inovações em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais da sua empresa.
Manejo Florestal Sustentável da Caatinga
- O Banco do Nordeste, com a parceria de diversos engenheiros florestais, disponibiliza as seguintes soluções que viabilizam o financiamento ao manejo florestal sustentável da caatinga:
- Orçamentos padrão para o manejo florestal da caatinga, que se encontram incorporados à Planilha de custeio agrícola;
- Informações técnicas sobre o manejo florestal, que embasam a análise dos projetos, presente no Caderno de Recomendações Técnicas do Banco do Nordeste;
- Cartilha de Manejo Florestal Sustentável da caatinga, que informa clientes, técnicos e gestores do Banco sobre o que é o manejo florestal, suas características e a possibilidade de financiamento pelo Banco do Nordeste.
Com essas ações, o Banco do Nordeste busca fomentar e catalisar financiamentos à atividade de manejo florestal sustentável da caatinga, por entender que esta é uma forma adequada para aliar a comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros ao uso racional e sustentável das florestas nativas da caatinga.
Guia do meio ambiente para o Produtor Rural
O presente guia foi reeditado pelo Banco do Nordeste, no intuito de contribuir com o produtor rural em suas atividades relacionadas à questão ambiental, indicando caminhos para que seu trabalho seja realizado de modo a conservar e preservar o meio ambiente, aliando a rentabilidade dos investimentos com a sustentabilidade da atividade produtiva. Confira e compartilhe.