ESFORÇO FISCAL E CARGA TRIBUTÁRIA POTENCIAL DOS ESTADOS DO NORDESTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1968

Palabras clave:

Esforço Fiscal, Carga Tributária, Capacidade Tributária Potencial, Tributos

Resumen

Neste artigo, estima-se o esforço fiscal e, em seguida, calcula -se a capacidade tributária potencial por tipo de tributo dos estados do Nordeste. Utilizando-se destes conceitos, objetiva-se fornecer proposta e instrumental para a nova reforma tributária do governo, no sentido de que a repartição da receita tributária, via transferências, seja realizada com base no esforço fiscal de cada estado. Aproveita-se a oportunidade e discute-se, também, o paradigma de que não existe mais espaço para aumento da carga tributária. Uma outra hipótese testada é a de que as transferências do governo federal para os estados do Nordeste faz com que estes se tornem ineficientes na arrecadação de seus impostos. O modelo empregado para a estimação do esforço fiscal é o da Função de Produção de Fronteira Estocástica. Neste sentido, especificam-se as funções de arrecadação e a ineficiência técnica de cada um dos tributos estadual e federal e, através do programa Frontier 4.1, estimam-se estas funções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Luís Lemos Marinho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará(1975), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas(1980) e doutorado em Economia pelo Fundação Getúlio Vargas(1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará e da Programa de Pós-Graduação em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Setor Competitivo, Setor Oligopolizado, Equilíbrio de Nash.

Aldemir Freire Moreira, Universidade Estadual do Ceará

raduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial - EBAPE da Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da FGV com tese defendida na Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutor em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará - PPGA/UECE. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e, além aulas presenciais, exerce as funções de ASSESSOR DE CONTROLE INTERNO da FUNECE, COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EaD, participa da CÂMARA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - CAGES/UECE, do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DA UECE e Coordena o Projeto de Extensão do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF/UAB/UECE. Tem experiência na área de planejamento tributário, planejamento financeiro e controle de custos.

Publicado

1999-07-19

Cómo citar

Marinho, E. L. L., & Moreira, A. F. (1999). ESFORÇO FISCAL E CARGA TRIBUTÁRIA POTENCIAL DOS ESTADOS DO NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 634–651. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1968