ESFORÇO FISCAL E CARGA TRIBUTÁRIA POTENCIAL DOS ESTADOS DO NORDESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1968

Palavras-chave:

Esforço Fiscal, Carga Tributária, Capacidade Tributária Potencial, Tributos

Resumo

Neste artigo, estima-se o esforço fiscal e, em seguida, calcula -se a capacidade tributária potencial por tipo de tributo dos estados do Nordeste. Utilizando-se destes conceitos, objetiva-se fornecer proposta e instrumental para a nova reforma tributária do governo, no sentido de que a repartição da receita tributária, via transferências, seja realizada com base no esforço fiscal de cada estado. Aproveita-se a oportunidade e discute-se, também, o paradigma de que não existe mais espaço para aumento da carga tributária. Uma outra hipótese testada é a de que as transferências do governo federal para os estados do Nordeste faz com que estes se tornem ineficientes na arrecadação de seus impostos. O modelo empregado para a estimação do esforço fiscal é o da Função de Produção de Fronteira Estocástica. Neste sentido, especificam-se as funções de arrecadação e a ineficiência técnica de cada um dos tributos estadual e federal e, através do programa Frontier 4.1, estimam-se estas funções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Luís Lemos Marinho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará(1975), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas(1980) e doutorado em Economia pelo Fundação Getúlio Vargas(1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará e da Programa de Pós-Graduação em Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Setor Competitivo, Setor Oligopolizado, Equilíbrio de Nash.

Aldemir Freire Moreira, Universidade Estadual do Ceará

raduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial - EBAPE da Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Economia pela Escola de Pós-graduação em Economia da FGV com tese defendida na Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutor em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará - PPGA/UECE. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e, além aulas presenciais, exerce as funções de ASSESSOR DE CONTROLE INTERNO da FUNECE, COORDENADOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - EaD, participa da CÂMARA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - CAGES/UECE, do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DA UECE e Coordena o Projeto de Extensão do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF/UAB/UECE. Tem experiência na área de planejamento tributário, planejamento financeiro e controle de custos.

Downloads

Publicado

1999-07-19

Como Citar

Marinho, E. L. L., & Moreira, A. F. (1999). ESFORÇO FISCAL E CARGA TRIBUTÁRIA POTENCIAL DOS ESTADOS DO NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 634–651. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1968