Voltar Banco do Nordeste amplia programas de microcrédito na região de Viçosa (AL)

Banco do Nordeste amplia programas de microcrédito na região de Viçosa (AL)
Unidade do Crediamigo de Caruaru (PE) foi primeira unidade inaugurada no projeto de expansão do programa
Microfinanças Maceió (AL), 20/02/2024

O Banco do Nordeste inaugura nesta quarta-feira, 21, um posto de atendimento de seus programas de microcrédito urbano (Crediamigo) e rural (Agroamigo), na cidade de Viçosa (AL). A unidade também contemplará os microempreendedores de Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Marimbondo, Paulo Jacinto e Pindoba.

“A iniciativa faz parte da expansão de nossa atuação no segmento de microfinanças no estado, que contempla tanto os trabalhadores de pequenos negócios no meio urbano, muitos ainda na informalidade, como os agricultores familiares, a partir de metodologia específica que preza pela orientação para a aplicação do crédito”, destaca o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis.

Até o final do ano, a expectativa é aportar R$ 24 milhões em microcrédito naquela região, com o atendimento a 2.400 microempreendedores.

Por meio do Crediamigo, o microempreendedor tem acesso ao crédito do BNB de modo simplificado, sem consulta aos sistemas de restrição cadastral e sem a necessidade de garantia real para o financiamento. A garantia é dada pelo aval solidário, com a formação de grupo de no mínimo três interessados.

O programa é o maior do Brasil no segmento e oferece orientação negocial e atendimento personalizado para aplicação dos recursos. “Nossa meta é mais que dobrar a atuação do Crediamigo e pretendemos implantar outros postos de atendimento em Alagoas”, afirma o gerente estadual do programa, Heberth Sousa. Com a inauguração em Viçosa, o Crediamigo passa a ter 20 pontos de atendimento no estado.

Já o Agroamigo é destinado a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de forma a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais, aplicando-se a metodologia do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

De acordo com a gerente estadual do programa, Russana Melo, a demanda pelo microcrédito rural nesses municípios que serão atendidos pelo posto de Viçosa, vem crescendo. Ela destaca que o posto será inaugurado com reforço de pessoal justamente para melhor atender a região. Igualmente ao Crediamigo, o programa também amplia atuação no estado. “Também implantamos recentemente o posto de Maragogi, e criamos mais um ponto em Arapiraca”, ressalta.
​​​​​​​
Em 2023, os dois programas financiaram R$ 712 milhões para os microempreendedores urbanos e rurais em Alagoas, em 161.574 operações de crédito. O valor significa incremento de 18% na comparação com o contratado em 2022.

 

TAGS
fne empreendedorismo microcrédito crediamigo emprego renda imprensa ocupação