Voltar Banco do Nordeste financia hospital de ensino de alta tecnologia em Campina Grande

Banco do Nordeste financia hospital de ensino de alta tecnologia em Campina Grande
Crédito João Pessoa (PB), 28/03/2023

O Banco do Nordeste é agente financiador do hospital HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa), que será inaugurado em Campina Grande e integrará um centro de excelência com 30 especialidades, incluindo tratamento de referência em radioterapia. Os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) custearam parte das instalações e contabilizam R$ 79 milhões aplicados no empreendimento.
 
A diretoria do hospital de ensino explica que o ambulatório hospitalar já está em funcionamento desde 2020, e que na etapa atual a unidade iniciará com internações, realização de cirurgias e demais tratamentos de alta complexidade. Os atendimentos devem ocorrer para 60% do público via Sistema Único de Saúde (SUS) e os demais 40%, a partir de demandas particulares.
 
O provedor do hospital de ensino e chanceler da Unifacisa, Dalton Gadelha, explica que o empreendimento foi concebido para ser um centro de excelência para a formação médica e para o desenvolvimento científico. “O HELP é um bem social. É uma alegria ter esse projeto que viverá para sempre. O hospital, que já nasce no futuro, irá oferecer os serviços que ainda não temos em nossa região, uma tecnologia que ainda não é acessível a todos”, destacou.
 
O HELP atenderá com dois centros cirúrgicos, 25 salas de cirurgia, salas de parto humanizado e cirurgia robótica, oferecendo alta tecnologia para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes durante todo o processo de tratamento. As fachadas, janelas e portas são feitas com vidros especiais que reduzem a entrada de calor, diminuindo em 99% a entrada dos raios UV.
 
Os ambientes do hospital são climatizados com renovação de ar, por meio de um sistema de tratamento. Um dos equipamentos de destaque adquirido foi o “Truebeam”, um acelerador linear de última geração para o tratamento de radioterapia e radiocirurgia. O hospital também adquiriu um moderno aparelho de ressonância magnética para atender o público.
 
Para o Banco do Nordeste, o financiamento de parte da obra estimula a competitividade das empresas na região. O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, João Nilton Castro Martins, ressalta a finalidade do crédito no caso do hospital de ensino, promovendo o desenvolvimento dos setores de saúde, educação e pesquisa científica.
 
“Nós atendemos clientes de todos os portes. E ter uma obra com esse impacto social pelo atendimento múltiplo que propõe realizar, com geração de emprego e renda, é realizar a missão de fomentar o desenvolvimento da região com o suporte de crédito para os agentes produtivos, além de promover o bem-estar das famílias”, ressalta o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba.
 

TAGS
financiamento