Voltar BNB, Ministério da Integração e Governo do Ceará visitam obras da Transnordestina em Missão Velha

BNB, Ministério da Integração e Governo do Ceará visitam obras da Transnordestina em Missão Velha
Comitiva acompanhou evolução das obras. Conclusão está prevista para 2026
Crédito Fortaleza (CE), 20/12/2023

Uma comitiva formada pelo presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, visitou, ontem (19), as obras da ferrovia Transnordestina, no trecho localizado no município de Missão Velha. A ferrovia conta com R$ 811 milhões financiados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), recursos administrados pela Sudene e liberados pelo Banco do Nordeste. A senadora Augusta Brito (PT-CE) também participou da visita.

"Essa obra é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura do Nordeste, no modal ferroviário. O Banco está participando desde o início, liberando recursos por meio do FDNE. Estamos satisfeitos em ver o Brasil sendo reconstruído, as obras sendo retomadas na velocidade certa. Isso é fruto da determinação do presidente Lula de fazer as coisas acontecerem. E o Banco quer atuar em colaboração com o governo federal na aceleração do crescimento da região", disse o presidente do BNB, Paulo Câmara.

Segundo o ministro da Integração, Waldez Góes, foram elaboradas estratégias para um calendário intenso na construção da Transnordestina. "Nós vamos avançar em ritmo acelerado para concluir essa ferrovia, que é fundamental na geração de empregos e oportunidades na área logística do país", ressaltou Waldez.

Também participaram do momento o diretor-presidente da Transnordestina Logística (TLSA), Tufi Daher Filho, e o diretor de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire. “A Transnordestina, que é hoje a maior obra linear de todo o Brasil, significa mais emprego e renda para todo o Nordeste. A região vai se conectar com o mundo todo, trazendo progresso e desenvolvimento através dessa grandiosa obra que é a Transnordestina”, afirmou Heitor Freire.

Sobre a Transnordestina

A ferrovia, com 1.282 km de trilhos, irá ligar o município Eliseu Martins, no Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, passando por 53 municípios dos dois estados e de Pernambuco. O objetivo é transformar a região em um polo exportador de minério de ferro, conectando o sertão com o mar.

Incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a Transnordestina é a principal obra estruturadora para o desenvolvimento do Nordeste, com previsão para conclusão em 2026.

TAGS
imprensa fdne transnordestina missão velha pac ferroviário