Voltar Mulheres são maioria nos financiamentos com BNB em Alagoas

Mulheres são maioria nos financiamentos com BNB em Alagoas
No Crediamigo, o percentual de clientes do sexo feminino alcança cerca 50.000 microempreendedoras, 70% do total de clientes no estado
Microfinanças Maceió (AL), 08/03/2024

As mulheres são maioria nos financiamentos realizados com o Banco do Nordeste (BNB) em Alagoas. Levantamento da instituição registrou que, em 2023, 117.711 operações de crédito foram contratadas com empreendedoras alagoanas, o que corresponde a 70% do total. Essas transações somaram R$ 541,6 milhões e englobam clientes do sexo feminino pessoas físicas, microempreendedoras urbanas, produtoras rurais e agricultoras familiares. O valor não inclui o público feminino que lidera empresas, podendo ser ainda maior com a abrangência das pessoas jurídicas.


No Programa Crediamigo, que atua no segmento do microcrédito urbano, o percentual de clientes do sexo feminino alcança cerca 50.000 microempreendedoras, 70% do total de clientes no estado.


“As mulheres vem ocupando cada vez mais espaço à frente de funções essenciais nos diversos setores da sociedade. Esse protagonismo também é observado nos negócios realizados com o banco. Além de serem maioria no número de operações de crédito, os valores dos financiamentos de longo prazo contratados com as empreendedoras cresceram 47% no ano passado, no comparativo com 2022, totalizando R$ 202 milhões. São recursos utilizados para abertura de negócio, modernização, ampliação, entre outros tipos de investimento na atividade”, ressaltou o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis.


O gestor destaca que a instituição possui linhas de financiamento específicas para as mulheres, a exemplo do Crediamigo Delas, voltado às microempreendedoras urbanas, e do Pronaf Mulher, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, destinado às trabalhadoras rurais.


Crédito

O Crediamigo Delas financia atividades produtivas de empreendedoras formais e informais, cujo valor pode ser utilizado para operações de investimento fixo e capital de giro. No caso dos investimentos, a destinação dos recursos pode ser para aquisição de móveis, utensílios, máquinas e equipamentos, assistência técnica de instalações físicas, aquisição de veículos automotores e motocicletas, bem como custos com cursos de capacitação e consultoria gerencial para o titular do empreendimento ou seus empregados, entre outras finalidades.


Com o Pronaf Mulher, a agricultora familiar pode financiar o investimento para a implantação, ampliação e modernização da infraestrutura de produção e serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, de acordo com projeto específico. Também pode destinar o crédito para custear a aquisição isolada de matrizes, reprodutores, animais de serviço, sêmen, óvulos e embriões, para o pleno alcance da produção e adequado manejo do rebanho.


Empreendedorismo rural
​​​​​​​

Foi o caso da microempreendedora Ana Clíris Ferreira da Silva, de União dos Palmares, cliente do Programa de Microcrédito Rural do BNB, Agroamigo. Ela iniciou com valores pequenos no Programa, foi desenvolvendo a atividade, até acessar o Pronaf Mulher.


Ana Clíris iniciou sozinha a fabricação de doces e laticínios, mas, com o apoio do crédito, modernizou a produção e passou a empregar mais três pessoas, ampliando as vendas para outras cidades de Alagoas e Pernambuco. A agricultora familiar faz o aproveitamento de todos os recursos naturais de sua propriedade, beneficiando frutas da estação, o leite e a mandioca.


Atualmente, a empreendedora mostra seu dia a dia nas redes sociais, em que ressalta o empoderamento feminino no mercado da agricultura familiar, por meio do Perfil Alagoana na Roça.

TAGS
empreendedorismo crédito desenvolvimento emprego renda imprensa mulheres