Voltar Produção de ovos em Sergipe é a que mais cresce no Nordeste

Produção de ovos em Sergipe é a que mais cresce no Nordeste
Sergipe registra o maior crescimento de número de alojamentos (galinhas poedeiras) do país - ampliação de 14,38 por cento
Microfinanças Aracaju (SE), 09/01/2024

Levantamento do Etene aponta que o estado registra o maior crescimento da Região e o 2º maior do país. Sergipe também tem maior ampliação de galinhas poedeiras.

Microcrédito rural do Banco do Nordeste (Agroamigo) auxilia e orienta pequenos produtores rurais, com destaque para Baixo São Francisco.

Sergipe registra o maior aumento na produção de ovos em todos os estados da região Nordeste. Em nível nacional, o estado ocupa a segunda posição, atrás do Rio de Janeiro. Os dados se referem ao segundo trimestre de 2023, na comparação com o primeiro trimestre, e foram divulgados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) do Banco do Nordeste (BNB), com base em dados do IBGE.

A produção no estado subiu de 7,3 milhões para 8,1 milhões de dúzias de ovos, um aumento de 11,45%. Sergipe também registra o maior crescimento em relação ao número de alojamentos (galinhas poedeiras) em todo o país: são mais de 1,3 milhão de aves alojadas no segundo trimestre, que totalizam ampliação de 14,38%.

Muitos produtores começam o trabalho aos poucos, com criação máxima de uma centena de aves, mas conseguem bons resultados com assistência técnica e crédito de qualidade. É o caso de Genivaldo Lima, que viu a produção de ovos crescer progressivamente desde o primeiro ciclo reprodutivo.

Genivaldo desenvolve a avicultura no Povoado Ladeirinhas B, em Japoatã, na região do Baixo São Francisco. Há quase 10 anos, o produtor decidiu financiar 100 galinhas poedeiras por meio do Agroamigo, programa de microcrédito rural do BNB.

“Construí um galpão na propriedade e, no primeiro ano, produzíamos 80 ovos por dia. Um tempo depois fizemos mais dois financiamentos e crescemos para três galpões, com 200 galinhas para abate e postura. A produção foi naturalmente aumentando e já chegamos a produzir 400 ovos por dia”, disse o produtor.

O coordenador da unidade do Agroamigo em Neópolis, Gerfeson Santos, acompanha projetos em diversas propriedades da região do Baixo São Francisco. Ele explica o diferencial do trabalho feito para além do financiamento, que identifica as necessidades e auxilia melhor cada produtor.

“A concessão do crédito orientado e acompanhado tem sido fundamental para pequenos produtores rurais, no incentivo de financiamentos de itens tecnológicos e outros itens necessários para ampliar a produção da avicultura em Sergipe”, disse o coordenador.

 

 

 

 

 

 

 

TAGS
agroamigo avicultura baixo são francisco.