Informações Informações

Voltar

CCBNB Sousa realiza oficina de confecção de bonecas africanas

"Projeto Abayomi: Encontros preciosos" remete à felicidade e à alegria do termo iorubá

 

Sousa (PB), 18 de novembro de 2019 - O Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa (CCBNB Sousa) realiza, quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, oficina do "Projeto Abayomi: Encontros preciosos", que consiste na confecção e contextualização histórica de bonecas típicas africanas. Abayomi é termo de origem iorubá que simboliza felicidade ou alegria, expressa em bonecas negras africanas.

A oficina destina-se a crianças, e as bonecas abayomi serão confeccionadas com retalhos de malha, tecidos e ervas (camomila e erva-doce). Na produção não há costura, mas nós no pano. Depois, por meio do teatro de caixa lambe-lambe, será contada a história que envolve a tradição das bonecas com base nas peças produzidas.

Elaborado pela professora e historiadora Ânella Fyama de Sousa, há três anos o projeto percorre instituições de ensino, de cultura e comunidades, com objetivo de fazer o público conhecer outras culturas e tradições.

A atividade, programada no Mês da Consciência Negra, ocorre gratuitamente no auditório do CCBNB Sousa, às 18h na quinta-feira, 21, e às 13h30 na sexta-feira, 22.

Contação de histórias

Paralelamente, o CCBNB Sousa promove também contação de histórias, com "Bayo: as histórias que nunca te contaram". A atividade ocorre na Biblioteca Inspiração Nordestina, às 19h30 de quinta-feira, 21, e às 15h de sexta-feira, 22. Na oportunidade, será feito breve recorte de histórias que evidenciam a identidade negra e a ancestralidade, como a de mulheres como Bayo.

Mais detalhes da programação de novembro do CCBNB Sousa pode ser acessado em https://www.bnb.gov.br/centro-cultural-sousa/agenda-novembro-2019.

 

Serviço

“Projeto Abayomi: Encontros preciosos”

Local: Auditório do CCBNB Sousa

Dia 21, quinta-feira, às 18h, e 22,sexta-feira, às 13h

“Bayo: as histórias que nunca te contaram”, às19h30 e 15h, respectivamente

Local: Biblioteca Inspiração Nordestina do CCBNB Sousa

Dia 21, quinta-feira, às 19h30, e 22, sexta-feira, às 15h