Informações Informações

Voltar

Escritora Maria Valéria Rezende lança livro e participa de Troca de Ideias no CCBNB Sousa

Sousa (PB), 6 de setembro de 2019 - A escritora Maria Valéria Rezende lança o livro Carta à Rainha Louca e participa de Troca de Ideias, no Centro Cultural Banco do Nordeste Sousa, no próximo dia 25. O Troca de Ideias acontece às 14h30 e o lançamento da obra, às 19h30. A programação é gratuita.

Ao mesclar linguagem histórica e uma crítica profundamente atual, Maria Valéria Rezende cria um romance sem par na literatura contemporânea, no qual mulheres mostram sua força frente às mais impensáveis repressões. Olinda, 1789. Isabel das Santas Virgens, presa convento do Recolhimento da Conceição, escreve à rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca. Em suas cartas, ela, tida por muitos como também lunática, conta os destemperos cometidos pelos homens da Coroa - e por aqueles que galgaram tal posto - contra mulheres, escravos e todos os que se encontravam mais vulneráveis.

Por meio dos tormentos passados por ela e por sua senhora Blandina, a narradora expõe o pano de fundo da colonização brasileira e da situação da mulher que ousava desafiar. Com uma pesquisa histórica ímpar e usando o vocabulário próprio dos anos setecentos, mesclado a uma linguagem moderna, Maria Valéria Rezende recria com maestria a história de duas mulheres em um período conturbado do passado brasileiro. Como promete à rainha, Isabel conta "toda a verdade sobre o que em Vosso nome se faz nestas terras e a mim me fizeram".

No mesmo dia, 25, às 14h30, Maria Valéria Rezende conversa com o público no Troca de Ideias sobre a relação dela como escritora com o público infanto-juvenil. A escritora nasceu em 1942, em Santos (SP), onde viveu até os 18 anos. É formada em língua e literatura francesa, pedagogia e mestre em Sociologia. Dedicou-se, desde os anos 1960, à educação popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior, passando a trabalhar por todos os continentes. Vive na Paraíba desde 1976. Com uma vasta obra direcionada ao público infanto-juvenil, foi nessa categoria que ganhou seu primeiro prêmio Jabuti, em 2009, com a obra No Risco do Caracol, repetindo a premiação em 2013, com o romance Ouro Dentro da Cabeça. Neste Troca de Ideias, serão realizadas breves leituras de trechos destas obras, permitindo ao público interagir com a autora sobre o seu processo criativo, escrita e a leitura de suas obras pelo público jovem.

Grupo EcoCine - IFPB Sousa

Antes, no dia 24, terça, às 19h, será a vez da exibição do filme Os Sem Floresta, seguida de debate sobre ecologia. Através de parceria entre o CCBNB Sousa, o teatro do CCBNB Sousa se tornará palco de debate sobre ecologia e preservação ambiental através da exibição de filmes dentro da referida temática. Neste primeiro encontro, será exibido Os Sem Floresta. A primavera chegou, que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar, percebem que ao redor do seu habitat natural surgiu uma grande cerca. Eles temem o que há detrás da cerca, até que o personagem RJ revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem. RJ convence os demais a atravessarem a cerca, dizendo que o mundo dos humanos é repleto de guloseimas. Somente o cauteloso Verne achava melhor permanecer onde estavam inicialmente.

 

Serviço:

Dia 24, terça

EcoCine - exibição do filmes Os Sem Floresta, e debate sobre ecologia, às 19h

Dia 25, quarta

Troca de Ideias com a escritora Maria Valéria Rezende, sobre sua literatura infanto-juvenil, às 14h30

Lançamento do livro Cartas à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende, às 19h30

Local: CCBNB Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro)

Contato: (83) 3522.2980 / 3522.2926