LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
v. 10, n. 398, setembro, 2025
Palavras-chave:
Transporte de cargas, Logística, Infraestrutura, PerspectivasResumo
O transporte de cargas inclui a operação de empresas de suma importância para o bom funcionamento da logística no País, cuja eficiência depende fundamentalmente da oferta de uma boa infraestrutura de transporte. Os custos logísticos das empresas brasileiras, como percentual do faturamento, vêm aumentando nos últimos anos, chegando em 2023 a 18,4%, do PIB do Brasil, com trajetória crescente. Um dos fatores que contribuem para tal é o desbalanceamento de sua matriz de transporte de cargas, que apresenta forte concentração no modal rodoviário, algo ainda maior no Nordeste, tendo em vista a quase ausência de ferrovias operando de forma efetiva nos diferentes estados da Região (com exceção do MA). Nos próximos anos o Brasil deve passar por uma transformação na sua matriz de transporte de cargas, com o modal ferroviário devendo assumir um papel mais relevante, a depender da consolidação dos cenários do Plano Nacional de Logística (PNL) e da implementação de projetos que constam no Novo PAC e no PPI do Governo Federal. Para a Região Nordeste a carteira de projetos previstos no setor de transportes, que devem demandar recursos para financiamento no médio prazo, é relativamente diversificada, contendo projetos de infraestrutura vinculados aos diferentes modais de transporte.